Interior

Programa Família Feliz completa um ano auxiliando famílias vulneráveis em Viçosa e região

Iniciativa do Judiciário está mudando a vida de famílias envolvidas em situações de violência com cursos e assistência psicológica e social

Por TJ/AL 18/10/2023 11h49
Programa Família Feliz completa um ano auxiliando famílias vulneráveis em Viçosa e região
Carleane Ferreira recebe certificado de curso, das mãos da juíza Juliana Batistela - Foto: Caio Loureiro/TJ-AL

O Programa Família Feliz, da Comarca de Viçosa (AL), vem transformando a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade na região, com assistência social e psicológica, e a oferta de cursos profissionalizantes, em parceria com as prefeituras de Viçosa e Chã Preta. A unidade judicial comemorou, nesta terça-feira (17), um ano da iniciativa, com uma grande festa para as crianças atendidas.

O programa atende mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, crianças em acolhimento institucional e também as pessoas que figuram como réus em processos judiciais relacionados a essas situações.

“Trabalhar com famílias em vulnerabilidade social é um trabalho hercúleo”, afirma a juíza Juliana Batistela, titular da Comarca. “São muitas problemáticas, mas a gente dá suporte psicológico, temos todo o amparo com a equipe multidisciplinar do Tribunal de Justiça, por meio dos grupos reflexivos tanto para homens ofensores, como para as mulheres vítimas de violência”, explica Batistela.

Carleane Ferreira dos Santos é professora de educação infantil, mas justamente por causa da situação de violência pela qual passou, teve que sair do emprego. Acolhida na Casa da Família, estrutura dentro do Fórum de Viçosa que é a sede do Família Feliz, ela fez um curso no qual aprendeu a fazer bolos.

“Estou vendendo meus bolos, e tá o maior sucesso, graças a Deus. São mini bolos vulcão, é uma delícia, viu?”, garante Carleane. “Desde novembro do ano passado, começamos a participar do programa eu e minha filha, a gente é muito bem atendida”, relata.

O secretário de assistência social de Chã Preta, Fabionei Nunes, confirma o quanto a iniciativa tem feito a diferença para a população atendida. “A gente só tem a agradecer, a Casa da Família é de suma importância para que a gente possa dar uma qualidade de vida melhor a essas famílias”.

Jobson Pedrosa, presidente do Conselho Tutelar de Chã Preta, explicou que a Casa da Família tem contribuído para proporcionar um retorno seguro de crianças ao seio familiar, ao reforçar o suporte oferecido pelas prefeituras por meio dos Creas (Centros de Referência de Assistência Social).

“É muito benéfico, no meu ver e de todo o colegiado do Conselho Tutelar de Chã Preta. Os filhos se juntam novamente à mãe, eles voltam a conviver, e é isso que a gente deseja, que não perca esse convívio familiar, que é de suma importância para a família”, afirmou Jobson.

A festa de aniversário proporcionou um dia de lazer para as crianças, que participaram de atividades lúdicas com uma animadora, puderam se divertir em brinquedos e receberam lanches.

O programa conta também com a parceria do Ministério Público de Alagoas e da Polícia Milita.