Interior

Família de Alagoas vai ao Juazeiro do Norte para homenagear pais falecidos

Viagem resultará em um documentário que narra a devoção e a fé da Família Ramos

Por Divulgação 11/10/2023 11h05
Família de Alagoas vai ao Juazeiro do Norte para homenagear pais falecidos
Viagem resultará em documentário que narra a devoção e a fé dos patriarcas da família Ramos - Foto: Divulgação

Ir ao “Santo Juazeiro” sempre foi o destino mais amado e procurado pelo agricultor Audálio Ramos, que saia todos os anos de Paulo Jacinto, no Agreste de Alagoas, rumo à Terra de Meu Padrinho “Ciço”. Fiel e devoto do santo do Nordeste perdeu a conta de quantas visitas fez, mas se orgulhava de ter carteira de romeiro. Ao falecer em junho deste ano, a família resolveu homenagear seu patriarca indo ao Juazeiro.

O grupo com cerca de 40 pessoas sai nesta quarta-feira (11), às 18h30, de Paulo Jacinto rumo à terra do Padre Cícero. Após a benção da romaria, realizada pelo padre Antônio Ionas, da paróquia de Nossa Senhora das Graças e a queima de fogos, será entoado o canto da romaria para em seguida partir ao destino, com previsão de chegada na quinta-feira (12), às 6h30.

Intitulada “Romaria família Ramos, os rebentos de Audálio e Eunice no Juazeiro do meu Padim” será um momento de fé e oração. E, toda a família se dispôs a participar. Assim, juntaram os filhos do casal, netos e bisnetos e organizaram a romaria.

Um dos filhos veio de São Paulo (SP) para participar do evento religioso. Trouxe a esposa e a filha. O outro saiu de Brasília (DF) para se juntar aos irmãos de Maceió e Paulo Jacinto. Amigos e vizinhos também se juntaram para este momento de peregrinação e fé. Se juntam a família Ramos, romeiros de gente de Quebrangulo (AL), Mar Vermelho (AL), Maceió e da própria cidade.

A fé da família Ramos ao santo protetor dos romeiros vem de longa data. Milagres, graças alcançadas e devoção fazem parte da história dessa gente. Prova disso é que a filha Quitéria Ramos vai pedir e também agradecer a graça alcançada, depois de passar por seis cirurgias no olho. Seu esposo vai pedir pela cura e também agradecer. Um olho e uma cabeça, confeccionados com argila, vão ser entregues na Casa dos Milagres. A outra filha de Audálio, Josefa, vai agradecer por conseguir reunir a família em viagem ao Juazeiro, mesmo sem os pais estarem presentes. Antônio Neto tem dois pedidos ou agradecimentos, mas preferiu não revelar.



Nos primeiros raios de sol desta quinta-feira (12), o grupo aporta na terra do padre Cícero, trazendo na bagagem do coração um dos conselhos de meu padrinho Ciço que diz: “Deus nunca deixa trabalho sem recompensa, nem lágrimas sem consolação”.

Nem a viagem de cerca de 12 horas é capaz de diminuir o entusiasmo dos romeiros que não escondem o desejo de rever ou conhecer aquele ambiente de fé e devoção. O ponto alto será a participação da missa solene em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A celebração acontece na igreja basílica de Nossa Senhora Das Dores, que será presidida pelo padre Filipe Macedo, vigário da basílica e amigo de Diego, neto de Audálio. Vale ressaltar que na ocasião o grupo vai usar camisas feitas para a romaria e Diego vai reger o coro.

Após a santa missa, se possível, as netas de Audálio e Eunice vão fazer uma homenagem à padroeira. Sara Elen e Maria Valentina Ramos irão cantar a música Romaria Renato Teixeira e um bendito em homenagem ao “Santo do Nordeste”.

A viagem resultará em um documentário, onde cada membro da família Ramos vai narrar um episódio sobre a fé e devoção de Audálio ao padre Cícero e que passou de pai para as próximas gerações.