Interior
Palmeira dos Índios recebe a primeira Mariápolis em Alagoas
Encontro ocorre no Centro de Treinamento Pastoral Pio XII
Centenas de integrantes do Movimento Folcolares de várias partes de Alagoas estão em Palmeira dos Índios participando da 1ª Mariápolis.
O encontro começou nesta sexta-feira (22) e prossegue até o domingo (24), tendo como local o Centro de Treinamento Pastoral Pio XII.
Essa é a primeira vez que o estado de Alagoas recebe um evento dessa magnitude. Há caravanas da cidade de Neópolis, do estado de Sergipe. .
Evangelho
O Movimento dos Focolares tem a fisionomia de uma grande e variada família, de um “povo novo nascido do Evangelho”, assim como o definiu a sua fundadora, Chiara Lubich, que o fundou em 1943 em Trento (Itália), durante a segunda guerra mundial, como uma corrente de renovação espiritual e social.
Aprovado em 1962 com o nome oficial de Obra de Maria e difundido em mais de 180 países com mais de dois milhões de participantes.
A mensagem que quer levar ano mundo é a mensagem da unidade. O seu objetivo, portanto, é cooperar na construção de um mundo mais unido, estimulados impelidos pela oração de Jesus ao Pai “para que todos sejam uma coisa só” (Jo 17,21), no respeito e na valorização das diferenças. E, para alcançar esta meta, se favorece-se o diálogo, no empenho constante de construir pontes e relacionamentos de fraternidade entre os indivíduos, os povos e as áreasâmbitos culturais.
Fazem parte do movimento cristãos de muitas Igrejas e comunidades cristãs, fiéis de outras religiões e pessoas de convincções não religiosas.
Cada pessoa adere ao movimento compartilhando suas finalidades, objetivo e o sua espiiritualidade, na fidelidade à própria Igreja, fé, e consciência.
Votos
Focolares são chamadas as comunidades nas quais vivem as pessoas que pronunciaram votos de castidade, pobreza e obediência no Movimento. Também fazem parte do focolare pessoas casadas que, fiéis ao próprio estado de vida e continuando a viver a própria vida familiar, partilham com os consagrados virgens a escolha radical de pôr em prática o amor evangélico e de viver para realizar a unidade.
Mariápolis (“Cidade de Maria”), que desde o início era um encontro de alguns dias para quem quisesse conhecer o espírito e o estilo de vida do Movimento dos Focolares, encorajando-os a viver segundo a lei do amor evangélico.
Também se deu o nome de Mariápolis a publicação que, desde 1958, mantém as comunidades do Movimento dos Focolares do mundo ligadas e que agora continua aqui de forma digital.
No primeiro dia de atividades, em Palmeira dos Índios, as pessoas estão realizando o primeiro dia de Mariapolis e receberam o povo indígena para um Toré, com o povo Pancashuri.
A Mariapolis é um congresso do Movimento dos Focolares e acontece em todas as cidades do Brasil .
Mais lidas
-
1Projeto de lei
Paulo Dantas sanciona lei dos precatórios do Fundef e beneficia mais de 15 mil profissionais da Educação
-
2Eleição 2024
Situação delicada de Joãozinho Pereira pode alterar cenário político em Junqueiro
-
3Até 13 de setembro
Com apoio do Governo de AL, Maceió recebe reunião do G20 a partir desta segunda (9)
-
4Diário Oficial
Governo de Alagoas divulga lista preliminar com beneficiários dos precatórios do Fundef
-
5Fanatismo
Embarcando na Loucura: A expedição de um casal de SP até Maceió numa velha Kombi de 55 anos, pela paixão de Raul Seixas