Interior

Tribunal de Justiça de Alagoas inaugura novo Fórum em São Luís do Quitunde

Prédio tem recepção, salas para juiz, OAB, MP e Defensoria, além de espaço para audiências, conciliação e tribunal do júri

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 02/09/2023 11h33
Tribunal de Justiça de Alagoas inaugura novo Fórum em São Luís do Quitunde
Presidente do TJ/AL, Fernando Tourinho, reuniu desembargadores, juízes e advogados na solenidade - Foto: Edilson Omena

O Poder Judiciário de Alagoas inaugurou, na sexta (1), o Fórum de São Luís do Quitunde. O novo espaço, amplo e moderno, localizado na rodovia AL 105 Norte, que vai trazer mais conforto aos servidores e jurisdicionados da Comarca, inaugurou também a Sala dos Advogados. 

Estiveram presentes à solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório, o presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes, a prefeita de São Luís do Quitunde, Fernanda Cavalcanti, além de desembargadores, juízes e advogados.


Com investimentos de quase quatro milhões de reais, recursos provenientes do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (Funjuris), o novo Fórum conta com recepção, salas para juiz, Ordem dos Advogados, Ministério Público e Defensoria, além de espaço para audiências, conciliação e tribunal do júri.

A entrega do novo espaço, cuja obras tiveram início na gestão do desembargador Klever Loureiro, em 2022, substitui o antigo Fórum, que funcionava no Centro da cidade, e que apresentava problemas.

SOCIEDADE

Para o presidente do Tribunal de Justiça, Fernando Tourinho, o novo fórum é um espaço para toda a sociedade. “Nosso objetivo é melhorar cada vez mais os serviços que prestamos. A justiça alagoana tem dados importantes passos para estar cada vez mais próxima da sociedade, pois além de ser a guardiã do direito, desenvolve ações sociais de relevância, como o Moradia Legal, programa de regularização fundiária do Poder Judiciário, em sua sexta edição”, declarou.

O prédio recebeu o nome do juiz José Porto Cavalcanti, magistrado que atuou em diversas comarcas, inclusive em São Luís do Quitunde. Juiz aposentado, que teve uma brilhante trajetória na área jurídica, faleceu em 2020, aos 90 anos em decorrência de uma parada cardíaca. Um dos filhos do homenageado, Leonardo Cavalcanti, presente na inauguração, afirmou que o pai era apaixonado pelo Judiciário.

“Ficamos todos felizes com a lembrança”. Para Fernando Tourinho, a homenagem é justa. “Ele foi um exemplo, um juiz que honrou a família e a magistratura”. Paralelamente a entrega do novo Fórum, o Poder Judiciário também inaugurou a Sala do Advogado, um espaço voltado para os trabalhos da advocacia alagoana em geral que atuam na região Norte. O presidente da OAB/AL, Vagner Paes, disse que o Poder Judiciário reconhece a importância do profissional, já que a sala vai servir a um propósito em comum.