Interior
Apagão afeta fornecimento de água em 77 municípios alagoanos
Falta de energia generalizada foi verificada na manhã desta terça-feira (15)
Alagoas e diversos estados do Brasil foram afetados nesta terça-feira (15) pela falta de energia generalizada. Vários bairros da capital alagoana sentiram a paralisação do fornecimento, incluindo o abastecimento de água tratada.
De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a interrupção de energia acabou paralisando os sistemas de abastecimento localizados em diversos municípios do estado, deixando, ao todo, 77 cidades e suas zonas rurais com o serviço deficitário.
"A Casal aguarda o restabelecimento da energia para retomar suas atividades de captação, tratamento, preservação e distribuição de água. A Empresa reforça que seus colaboradores já foram mobilizados para que, tão logo o potencial elétrico retorne, tomem as providências necessárias à reativação dos sistemas coletivos e isolados", informou o comunicado do órgão à imprensa local.
"Vale ressaltar que o fornecimento de água poderá apresentar deficiência mesmo nos municípios em que a distribuição é efetuada por empresa terceira, caso da BRK Alagoas, Águas do Sertão e Verde Alagoas. É que, nessas localidades, a Casal efetua a captação e o tratamento do líquido, atividades essas que foram interrompidas por conta do apagão", completou o trecho da nota.
A Equatorial Alagoas disse por meio da assessoria de comunicação que a falta de energia registrada hoje pela manhã foi nacional e que não é nada específico da rede da empresa.
"Houve uma interrupção no SIN (Sistema Interligado Nacional) que afetou vários estados, mas já recebemos autorização para recompor o sistema em Alagoas. Maceió já está sendo normalizado. Estamos aguardando detalhes da Operador Nacional do Sistema (ONS) para enviar nova nota".
É importante que a população esteja ciente da situação e tome as medidas necessárias para lidar com possíveis impactos na disponibilidade de água até que a situação seja completamente resolvida.
Para mais informações sobre o abastecimento das regiões, a população pode entrar em contato pelo 0800 771 0001, que funciona 24 horas, ou pelo WhatsApp (11) 99988-0001, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8h às 14h.
A concessionária Verde Alagoas, que opera em nove municípios, informou que a paralisação do sistema produtor prejudicou o abastecimento das seguintes localidades:
Branquinha
Feliz Deserto
União dos Palmares
São Luis do Quitunde
Capela
Mar Vermelho
Pindoba
Maribondo
Tanque D'arca
A empresa informou que a normalização já foi iniciada para o restabelecimento integral das cargas. A Verde Alagoas segue em plantão para acompanhamento da situação e que os consumidores podem entrar em contato com a central, se precisarem, pelo 0800 941 0195, que também é WhatsApp.
Já a BRK Ambiental informou que o apagão "teve impacto direto nos sistemas de distribuição de água operados tanto pela Casal quanto pela BRK na Região Metropolitana de Maceió", com poços, captações, estações de tratamento de água e demais unidades do sistema produtor paralisados.
As cidades atendidas pela BRK e que tiveram problema no abastecimento são:
Barra de São Miguel
Coqueiro Seco
Maceió
Messias
Murici
Paripueira
Pilar
Rio Largo
Satuba
Santa Luzia do Norte
A concessionária pediu para que a população economize água até que a situação seja normalizada. Os consumidores podem entrar em contato pelos telefones 0800 771 0001, que funciona 24 horas, ou pelo WhatsApp (11) 99988-0001, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8h às 14h.
Os municípios atendidos pela concessionária Águas do Sertão são os seguintes:
Água Branca
Delmiro Gouveia
Inhapi
Mata Grande
Olho D’Água do Casado
Pariconha
Piranhas
Belo Monte
Cacimbinhas
Carneiros
Dois Riachos
Igaci
Jaramataia
Maravilha
Monteirópolis
Olivença
Ouro Branco
Palestina
Palmeira dos Índios
Pão de Açúcar
Poço das Trincheiras
Quebrangulo
Santana do Ipanema
São José da Tapera
Senador Rui Palmeira
Feira Grande
Igreja Nova
Junqueiro
Piaçabuçu
São Brás
Traipu
Penedo
Porto Real do Colégio
São Miguel dos Campos
Veja abaixo as notas divulgadas pelo governo até o momento:
- Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)
Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
- Ministério de Minas e Energia
O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
3Fora de campo
Em liberdade condicional, ex-jogador Daniel Alves 'se converte' e pode virar cantor gospel; veja vídeo
-
4Tragédia
IML de Maceió divulga relação de vítimas de acidente em União dos Palmares
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha