Interior
Laticínio de grande porte é flagrado pela Polícia Militar furtando energia

Uma operação realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, nesta sexta-feira (09), resultou na autuação de uma grande indústria do ramo de laticínio, pelo crime de furto de energia. Deflagrada no município de Palmeira dos Índios, a operação foi nomeada de “Gato Dourado” e contou com a parceria da Equatorial Alagoas, que identificou a irregularidade nas instalações elétricas do estabelecimento.
No levantamento feito pelos técnicos da Equatorial, a unidade consumidora estava desligada desde o ano de 2019 e, durante a inspeção, foi constatado que havia uma rede trifásica, com transformador de 15kVA, instalado e conectado à rede elétrica da Equatorial, sem passar pelo equipamento de medição, responsável por registrar o consumo de energia.
A instalação indevida, desviava o consumo da energia das bombas submersas para captação de água e irrigação da propriedade. No momento da operação, os responsáveis pela fábrica ainda tentaram descaracterizar o fato, alegando o não uso irregular da energia, porém não houve tempo suficiente para desmontar as instalações e a PM instaurou o flagrante.
O responsável pela manutenção elétrica do laticínio foi conduzido para a Central de Flagrantes de Arapiraca, onde foram realizados os trâmites legais e aberto inquérito policial para investigar o caso.
A energia que estava sendo desviada foi estimada em torno de 135.000 kWh, o suficiente para atender mais de 800 residências de médio porte, durante um mês inteiro.
CRIME – A prática do furto de energia elétrica é um crime, previsto nos artigos 155 e 171, do Código Penal Brasileiro. Além de ser um delito criminal, o furto de energia prejudica a qualidade do fornecimento de energia para os clientes regulares e onera os custos da tarifa de energia elétrica.
Denúncias sobre ligações clandestinas e desvios no consumo de energia elétrica podem ser feitas pela Central de Atendimento da Equatorial, pelo número 0800 082 0196, que atende gratuitamente, inclusive as chamadas originadas de celular. Os registros também podem ser feitos pelo site da Distribuidora al.equatorialenergia.com.br.
Mais lidas
-
1Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
2Obsessão doentia
O que acontece no final da série do Globoplay 'Dias Perfeitos'?
-
3Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5O 'contrabando do bem'
A história real da série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente