Interior

Órgão nacional de monitoramento de desastres naturais aponta para fortes chuvas nas regiões do Litoral e Metropolitana

Rios Jacuípe e Camaragibe já estão com níveis elevados de sua cota; orientação é para quem mora próximo procurar um local seguro

Por Lucas França com Tribuna Hoje 24/05/2023 15h17 - Atualizado em 24/05/2023 17h58
Órgão nacional de monitoramento de desastres naturais aponta para fortes chuvas nas regiões do Litoral e Metropolitana
Rio Jacuípe - Foto: Reprodução

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta que a previsão é de fortes chuvas para as regiões do Litoral Norte e Sul e Metropolitana de Alagoas, a partir de desta quinta-feira (25).

Por conta disto, a Defesa Civil de Alagoas orienta que a população que mora próximo às áreas de risco procure um local seguro para se abrigar. Segundo a previsão, na madrugada de quinta o temporal pode cair nestas regiões.

Vale lembrar que em algumas regiões já chove desde quarta-feira (24), como na cidade de Jacuípe, na Região Norte do estado. O rio ultrapassou 66 centímetros do limite, deixando a população mais preocupada.

A Defesa Civil de Alagoas orientou que as pessoas que moram próximo ao leito do rio deixem suas casas.

Segundo a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o rio Jacuípe está se mantendo, nesta quarta-feira (24), acima da cota de atenção, que é de 420 cm. Ao meio-dia, o rio registrou cota de 477 cm, ou seja, 66 centímetros a mais. E a tendência é de elevação gradual, podendo atingir o nível de transbordo nas próximas horas. 

O nível do Rio Camaragibe, também localizado na região Norte do estado, deve se elevar ainda mais nas próximas horas, conforme monitoramento hidrometeorológico realizado pela Sala de Alerta.

Ainda pode chover no Estado 100 milímetros de chuva nas próximas 24 horas. Esse volume representa um terço do que era previsto para maio. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades que mais devem ser atingidas, além de Jacuípe, são: Campestre, Jundiá, Maragogi e Porto Calvo.

"Com a previsão de chuvas no norte do Estado de Alagoas nas próximas horas, é necessário atenção a estas áreas citadas acima", diz o alerta hidrometeorológico emitido pela Semarh.

O chefe do Setor de Desastres Naturais da Defesa Civil de Alagoas, capitão Douglas Gomes, ressalta que o solo já está encharcado e que qualquer chuva que venha a cair neste momento já pode ocasionar um desastre.

"O Cemaden enviou a informação de que nós temos a previsão de fortes chuvas, principalmente para a Região Metropolitana, Litoral Norte e Litoral Sul a partir desta quinta-feira. Pedimos à população que mora em área de risco que ouça as orientações das coordenadorias municipais de Defesa Civil e siga para um local seguro. O nosso solo já está bem encharcado e qualquer chuva que venha a se concretizar é uma chuva que já pode ocasionar um desastre", esclarece.

Gomes falou que quem mora no entorno desses rios precisa ter mais atenção, já que ambos estão com a cota elevada. “Essas chuvas podem ocasionar um transbordamento. Lembrando que é uma previsão, mas que temos que nos prevenir", reforça Douglas.