Interior

Nível do Rio Jacuípe sobe e Defesa Civil orienta ribeirinhos a deixarem suas casas

A previsão é de fortes chuvas para as regiões do Litoral e Metropolitana, a partir de amanhã (25)

Por Tribuna Hoje 24/05/2023 14h16 - Atualizado em 24/05/2023 16h36
Nível do Rio Jacuípe sobe e Defesa Civil orienta ribeirinhos a deixarem suas casas
Rio Jacuípe - Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (24), o nível do Rio Jacuípe, que corta a cidade de Jacuípe, ultrapassou a cota de atenção em 66 centímetros deixando a população mais preocupada.

A Defesa Civil de Alagoas orienta que as pessoas que moram próximo ao leito do rio devem deixar suas casas.

Ainda pode chover no Estado 100 milímetros de chuva nas próximas 24 horas. Esse volume representa um terço do que era previsto para maio.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades que mais devem ser atingidas, além de Jacuípe, são: Campestre, Jundiá, Maragogi e Porto Calvo.

O Rio Camaragibe também apresenta nível elevado e, por esse motivo, cidades banhadas por suas águas estão em estado de alerta.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN, previsão de fortes chuvas para as regiões do Litoral e Metropolitana, a partir de quinta-feira (25).

Monitoramento da Semarh

O monitoramento hidrometeorológico realizado pela Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou que o nível do rio Jacuípe se mantém acima da cota de atenção, que é de 420 cm, e às 12h desta quarta-feira registrou cota de 477 cm em Jacuípe. A tendência é de elevação gradual de sua cota, podendo atingir a cota de transbordo nas próximas horas.

Quanto ao nível do rio Camaragibe, a Semarh informa que ele se mantém elevado, com pontos de transbordamento durante esta quarta-feira (24). A tendência é de elevação gradual de sua cota, podendo atingir os municípios margeados pelo leito do rio. 

Com a previsão de chuvas no norte do Estado de Alagoas nas próximas horas, é 
necessário atenção a estas áreas citadas acima.