Interior

Prefeitura de Arapiraca realiza trabalho preventivo no município durante período de chuva

Defesa Municipal tem monitorado diariamente as regiões mais vulneráveis da cidade

Por Secom Arapiraca 23/05/2023 15h28
Prefeitura de Arapiraca realiza trabalho preventivo no município durante período de chuva
Trabalhos de prevenção da Prefeitura resultaram em procedimentos para evitar desastres durante a quadra chuvosa - Foto: Pablício Vieira / Ascom Arapiraca

A Defesa Civil de Arapiraca tem realizado um trabalho preventivo no município, para minimizar o impacto da quadra chuvosa em algumas áreas mais vulneráveis. Com o propósito de evitar desastres, a gestão municipal mobilizou um grupo de ação entre as pastas municipais, envolvendo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

A equipe da Defesa Civil monitora diariamente os dados pluviométricos em diversos pontos da cidade e alerta para a importância de antecipar qualquer acidente. Esse acompanhamento é realizado junto à Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“A prevenção sempre é o melhor negócio. Não se trata apenas de deslizamentos de barreira, o desastre pode ser tudo, enchentes, poluição, doenças transmitidas por água contaminada, entre outras situações”, destaca o coordenador da Defesa Civil, Lindomar Ferreira.

Os trabalhos de prevenção da Prefeitura resultaram em procedimentos para evitar desastres durante a quadra chuvosa, como a limpeza das galerias que aumenta os níveis dessas bacias. Essa medida ajuda a garantir a segurança das pessoas e a preservação da vida.

Outra ação prática realizada pela prefeitura foi o rompimento do talude na linha do trem no bairro Brasiliana, um dos mais atingidos pelas fortes chuvas em 2023. A reforma do espaço deu mais fluidez ao espaço com a retirada da água acumulada, o que evitou alagamentos.

Para o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Enio Bolivar, esse trabalho mostra o comprometimento da gestão municipal com a prevenção nas áreas vulneráveis e evita, junto com a ajuda da população, que tragédias aconteçam. "A população é a maior aliada do trabalho que estamos realizando. É importante identificar se a sua residência está na área de risco, e isso pode ser feito consultando a Prefeitura. Se tiver conhecimento de algum bueiro entupido ou destampado, também é fundamental comunicar à gestão municipal”, orienta o secretário da pasta.