Interior

Fortes chuvas afetam abastecimento de cinco municípios alagoanos

Outras três cidades estão com serviço irregular devido a ocorrências eletromecânicas

Por Casal 23/05/2023 12h21
Fortes chuvas afetam abastecimento de cinco municípios alagoanos
Falta de água - Foto: Reprodução

As chuvas intensas verificadas nos últimos dias carregaram grande quantidade de matéria sólida para os mananciais que atendem a Novo Lino, Joaquim Gomes, Jacuípe, Passo de Camaragibe e Ibateguara. Devido a essa ocorrência, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) precisou, nesta terça-feira (23), reduzir ou paralisar temporariamente a produção de água tratada para esses municípios.

Em Novo Lino e Passo de Camaragibe, matéria orgânica proveniente das chuvas (folhas, galhos, vegetação) na água bruta, isto é, aquela que é captada para posterior tratamento, obstruíram os crivos das motobombas das respectivas estações de captação da Casal.

Por esse motivo, a produção de água tratada se encontra paralisada. A Companhia já mobilizou equipe técnica para fazer a manutenção dos equipamentos. A retomada da atividades, contudo, depende também da melhoria de qualidade do líquido bruto.

A produção de água tratada de Joaquim Gomes e Jacuípe também foi interrompida devido ao aumento de material lançado pelas chuvas nos mananciais. Técnicos da Casal já estão conduzindo adequações nos locais.

Já em Ibateguara, o sistema de abastecimento Severo foi paralisado devido às fortes chuvas. A Companhia aguarda e monitora a qualidade da água bruta para ter a produção retomada em sua integridade. Enquanto isso, Ibateguara segue sendo abastecida pelo sistema Sumidouro, que opera normalmente.

Campestre e Paulo Jacinto


A estação elevatória de água bruta (EEAB) que atende a Campestre está inoperante na manhã de hoje (23). Essa suspensão das atividades se deve a uma falha elétrica no quadro de comando elétrico da EEAB. Uma equipe técnica da Casal trabalha no reparo do equipamento. Tão logo o conserto seja concluído, o fornecimento de água para o município, que foi impactado por essa ocorrência, entrará em fase de normalização.

Também a EEAB de Paulo Jacinto está paralisada por problema elétrico no quadro do comando. A Casal está mobilizando técnicos para efetuar o reparo com a maior brevidade possível. O abastecimento de Paulo Jacinto começará a ser normalizado tão logo o defeito do equipamento seja corrigido.Quando a produção for normalizada nos sete municípios citados, a Casal voltará a repassar o volume normal de água tratada para que a concessionária Verde Alagoas distribua aos moradores.

Cacimbinhas


Um problema mecânico na estação elevatória que bombeia água para Cacimbinhas deixou hoje o fornecimento de água deficiente no município. O defeito foi verificado no rolamento de uma das duas bombas que operam na estrutura. A Casal está mobilizando equipamento e mão-de-obra técnica para conduzir o reparo.

A previsão é de que o segundo conjunto motobomba volte a operar até a tarde desta quarta-feira (24). Quando isso ocorrer, a Casal vai retomar a produção integral de água e repassá-la à Águas do Sertão, que a distribui à população.