Interior

Chuvas afetam produção de água para dois municípios da região metropolitana

Precipitações carrearam material sólido para mananciais, dificultando tratamento

Por Casal 22/05/2023 14h58
Chuvas afetam produção de água para dois municípios da região metropolitana
Rio Largo - Foto: Foto: Assessoria

As fortes chuvas deste fim de semana impactaram o fornecimento de água para Rio Largo e Messias. É que a precipitação carreou matéria sólida para os mananciais onde a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) capta água bruta para tratamento. Com o aumento das partículas sólidas dissolvidas no líquido, o tratamento fica mais demorado.

Em Rio Largo, ficou afetada a produção de água tratada para os conjuntos Jarbas Oiticica e Antônio Lins. Já em Messias, as chuvas afetaram o tratamento do líquido que é distribuído para o município inteiro. Portanto, nesses municípios, o fornecimento segue ocorrendo, mas com redução na vazão.

Para ambos os casos, o setor operacional da Casal segue acompanhando a situação e avaliando a possibilidade de retomar a vazão normal de trabalho de seus sistemas. Somente quando a qualidade da água no manancial voltar aos padrões de normalidade, a Companhia poderá restabelecer sua capacidade regular de tratamento.

Vale destacar que a Casal é a responsável por captar e tratar água nesses municípios, repassando-a para que a BRK distribua às populações.

São José da Tapera


O abastecimento de São José da Tapera, na região da Bacia Leiteira de Alagoas, está deficiente na manhã de hoje (22). Técnicos da Casal percorrem a adutora em busca de provável vazamento de água. Tão logo a situação seja identificada, ela será corrigida com a maior brevidade possível.

Vazamento na rede da BRK e falta de energia


A Casal paralisou, das 10h às 20h desse domingo (21), as atividades da estação de tratamento de água (ETA) que atende a Barra de São Miguel. Essa interrupção foi motivada por uma solicitação da BRK que, durante esse período, efetuou um reparo em sua rede de distribuição.

Já a ETA Cachoeira, que atende Murici, ficou inoperante das 17h às 19h30 de ontem (21) em razão de falta de energia. A Casal voltou a produzir água de qualidade e a repassá-la à BRK tão logo do retorno do potencial elétrico.