Interior

Usina Coruripe otimiza processos para tornar a cadeia produtiva mais estratégica e funcional

Por Assessoria 22/05/2023 11h46
Usina Coruripe otimiza processos para tornar a cadeia produtiva mais estratégica e funcional
A Usina Coruripe, uma das maiores empresas do setor sucroenergético no país, tem ampliado os investimentos no desenvolvimento estratégico da área de gestão de suprimentos - Foto: Staff Vídeos

O setor de suprimentos de uma empresa, seja ela de qual porte for, é fator determinante e estratégico para o sucesso do negócio. Equipes capacitadas com informações alinhadas em mãos e completa visibilidade dos projetos e da cadeia de suprimentos, gastos e serviços diferenciam as organizações no mercado.

A Usina Coruripe, uma das maiores empresas do setor sucroenergético no país, tem ampliado os investimentos no desenvolvimento estratégico da área de gestão de suprimentos. Nos últimos sete meses, 30 colaboradores da companhia participaram de uma série de treinamentos on-line sobre Spend Analysis, Finanças para Compras, Matriz Estratégica de Compras e Strategic Sourcing. Nesse período, a equipe aperfeiçoou habilidades em avaliar, de forma técnica, aspectos que vão desde a formulação da estratégia até a medição dos resultados, passando pela gestão de contratos, qualidade e prazo; tudo isso com o intuito de identificar o que melhor se qualifica nos quesitos "custo, risco e benefício".

De acordo com o gerente executivo de Suprimentos da Coruripe, Érico V. do Lago Afonso, a Strategic Sourcing é uma abordagem de gerenciamento de compras que busca otimizar a aquisição de materiais e serviços de forma estratégica, considerando não apenas o preço, mas também a qualidade, a confiabilidade do fornecedor, a capacidade de inovação, entre outros fatores. “A importância disso para a área de Suprimentos da companhia é a criação de uma estratégia de compras bem definida e focada na redução de custos e aumento da qualidade dos produtos ou serviços adquiridos. Além disso, essa abordagem permite uma melhor gestão do relacionamento com fornecedores e a busca por novos parceiros estratégicos que possam contribuir para a melhoria dos processos produtivos e dos resultados da nossa empresa”, afirma.

Depois de várias etapas de conhecimento técnico, o time participou de sessões de mentorias para colocar em prática o que foi visto em sala de aula. A trilha de treinamentos finalizou com a apresentação de estratégias de negociação para mais de 10 categorias relevantes ao negócio da Usina Coruripe. Outro ponto positivo da capacitação foi a possibilidade de inclusão de colaboradores de todas as áreas de Suprimentos (Gestão de Contratos, Suprimentos Estratégicos, Gestão de Materiais e Almoxarifado) em um aprendizado conjunto. Com isso, todos puderam se aprofundar no trabalho como um todo e conhecer outras etapas dos procedimentos. “Foi extremamente satisfatório ver como o time se engajou e se comprometeu com o treinamento, demonstrando um interesse genuíno em aprender e aplicar os conceitos aprendidos”, avalia Érico Afonso.

Nova plataforma de avaliação de fornecedores foi implantada

A Usina Coruripe também implantou recentemente um avançado modelo de homologação de fornecedores para fortalecer os relacionamentos comerciais e aprimorar a gestão de riscos da cadeia de suprimentos. A nova plataforma proporciona maior segurança, transparência e agilidade na seleção, avaliação e homologação de fornecedores, com o objetivo de garantir que todos os critérios técnicos e requisitos exigidos sejam atendidos.

A plataforma de homologação de fornecedores é resultado de um extenso trabalho de benchmarking, pesquisa de opções de mercado e leitura das necessidades do público interno. Com o objetivo de dar ainda mais robustez ao novo processo, a empresa criou um comitê composto por representantes das áreas críticas, como Sustentabilidade (Meio Ambiente), Compliance e Suprimentos. Esse comitê é responsável por analisar minuciosamente as informações coletadas pela plataforma e verificar se os fornecedores atendem aos rigorosos critérios técnicos estabelecidos pelas respectivas áreas, a fim de compor a matriz de fornecedores da empresa.

"A implantação do novo modelo de homologação de fornecedores é um marco importante para a Usina Coruripe", afirma Érico Afonso. "Com essa iniciativa, fortalecemos nossos relacionamentos comerciais, garantindo que trabalhemos apenas com fornecedores que atendam aos critérios técnicos exigidos e que compartilhem dos nossos valores. Além disso, a plataforma nos oferece uma visão abrangente e integrada de todos os nossos fornecedores, permitindo uma gestão mais eficiente dos riscos associados."

A Usina Coruripe se destaca no mercado pela qualidade de seus produtos e pelo comprometimento com a sustentabilidade. A nova plataforma de homologação de fornecedores reforça o posicionamento da empresa como uma organização responsável e comprometida com a excelência em todas as etapas de sua cadeia produtiva. O presidente da companhia, Mario Lorencatto, reforça a importância de contar com fornecedores alinhados aos valores da companhia. "Muito mais do que valores competitivos, nossos fornecedores precisam estar alinhados aos nossos propósitos e princípios de gerar valor à sociedade. Para isso, é imprescindível termos processos e critérios estratégicos para escolher os melhores parceiros", declara.

Sobre a Usina Coruripe


A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroenergético no Norte/Nordeste. Está também entre os maiores grupos do setor em Minas Gerais e é uma das maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais (em Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste), uma em Alagoas (Coruripe) e um terminal ferroviário próprio em Iturama, a Usina Coruripe possui capacidade de moagem de 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz mais de 1 milhão de toneladas de açúcar, cerca de 500 milhões de litros de etanol, com capacidade de armazenagem de cerca da metade dessa produção, e comercializa energia renovável produzida a partir da queima de biomassa. Atualmente, a Coruripe emprega diretamente 7,7 mil colaboradores.