Interior

Paulo Dantas inaugura CISP e entrega equipamentos, sementes e alevinos em Água Branca

Por Rafael Maynart / Agência Alagoas 20/05/2023 13h31
Paulo Dantas inaugura CISP e entrega equipamentos, sementes e alevinos em Água Branca
Cisp Água Branca - Foto: Agência Alagoas

Dentro das ações do primeiro dia do projeto Governo Trabalhando, o governador Paulo Dantas esteve na cidade de Água Branca para inaugurar um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e realizar a entrega de 41,5 kg de sementes de feijão e milho para 2 mil agricultores familiares, seis ensiladeiras e 20 mil alevinos de tilápia.

O Cisp de Água Branca é a 49ª unidade inaugurada em Alagoas, e vai abrigar equipes das Polícias Militar e Civil. O novo Cisp está localizado às margens da rodovia AL-145 e contou com investimentos de R$ 2,5 milhões oriundos do Tesouro Estadual. Além disso, também foram entregues três novas viaturas, sendo duas para a PM e uma para a Polícia Civil.

O secretário Flávio Saraiva (Segurança), que já atuou como Delegado Regional no Alto Sertão, relembrou as dificuldades enfrentadas naquela época por falta de investimentos e comparou com a atual situação da segurança pública, que vem recebendo cada vez mais investimentos.

“Na época que fui delegado aqui na região, as armas utilizadas falhavam direto, as balas não disparavam, corríamos muitos riscos. Hoje, todos os militares e agentes da Polícia Civil trabalham com os melhores armamentos, melhores coletes, viaturas novas, também o Corpo de Bombeiros, que salva vidas e tem recebido muitos investimentos. São novos tempos e Alagoas cada vez mais investe em segurança”, destacou.

Durante a solenidade o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), distribuiu seis ensiladeiras para auxiliar na produção de alimentos, dando garantias no suporte forrageiro no Alto Sertão, fortalecendo agricultores familiares que trabalham nas cadeias produtivas.

As ensiladeiras fazem parte de um convênio com o Ministério da Agricultura e vão beneficiar 500 famílias dos municípios de Água Branca, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha, Inhapi e Piranhas.

Os equipamentos foram entregues para a Secretaria Municipal de Agricultura de Água Branca, Cooperativa de Agricultores de Economia Familiar do município de Inhap, Associação Comunitária do Sítio Salgado do Lino, Associação Riacho Seco IV. Associação Agrícola Karuajé e a Associação de Desenvolvimento Quilombolas da Comunidade do Sítio Lages.

O prefeito Zé da Emater agradeceu ao governador pelos investimentos realizados para fortalecer a agricultura na região. “Governador, é muito gratificante o que você fez e está fazendo pela agricultura da região, que está cada vez mais fortalecida, movimentando a nossa economia”, disse.

As atividades continuaram com a entrega de sementes de feijão e milho, por meio do Programa Plana Alagoas, além de 20 mil alevinos, para comunidades quilombolas, assentamentos de reforma agrária e indígenas.

A secretária Carla Dantas enfatizou a importância da distribuição de sementes para auxiliar os produtores e que o Planta Alagoas deve auxiliar mais de 60 mil agricultores familiares no estado.

Por fim, o governador Paulo Dantas disse que o Governo de Alagoas está trabalhando para fortalecer todos os setores e serviços para que o estado siga em desenvolvimento acelerado.

“O Governo Trabalhando percorre diversos municípios das regiões, levando serviços, inaugurando obras e entregando ações para a população. Aqui, em Água Branca, reforçamos a segurança e fortalecemos a agricultura. Mais cedo, entregamos uma escola em Pariconha, uma Creche CRIA em Mata Grande e muito mais. Alagoas vai seguir desenvolvendo e fortalecendo a economia”, concluiu Paulo Dantas.

Também participaram da solenidade as secretárias Paula Dantas (Primeira Infância), Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil), Aline Rodrigues (Pessoa com Deficiência), o secretário Diogo Teixeira (Inclusão Social), o deputado estadual Alexandre Ayres, o deputado federal Rafael Brito, o comandante-Geral da PM, coronel Paulo Amorim, o comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Jacques Wolbeck, o delegado-Geral Gustavo Xavier, além de prefeitos e vereadores da região.