Interior

Secretaria de Cultura leva ações para o sertão alagoano

Atividades fazem parte da primeira edição do Governo Trabalhando na região sertaneja

Por Daniel Borges / Ascom Secult/AL 19/05/2023 16h26
Secretaria de Cultura leva ações para o sertão alagoano
Shopping da Vila, em Delmiro Gouveia, recebe a abertura da exposição fotográfica ExpoAfro Sertão - Vida e Memória dos Povos Quilombolascultu - Foto: Ascom Secult/AL

O audiovisual será foco da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) na primeira edição do Governo Trabalhando, que ocorre nos dias 19 e 20 de maio, na região do sertão alagoano. A programação contará com exibição de filmes e exposição de fotografias no município de Delmiro Gouveia.

No dia 19 de maio, a partir das 17h, o Shopping da Vila recebe a abertura da exposição fotográfica ExpoAfro Sertão - Vida e Memória dos Povos Quilombolas, que celebra a cultura negra quilombola. O projeto foi contemplado pelo edital Prêmio da Identidade e Diversidade Cultural Alagoana 2022, realizado pelo Governo de Alagoas, através da Secult.

A mostra, que fica aberta para visitação até 26 de maio, retrata a vida, memória, fazeres e saberes, cultura e o cotidiano dos povos quilombolas do município de Água Branca. A cidade conta com seis quilombos ativos e bem organizados, alguns deles são produtores artesanais renomados e outros expressam sua cultura através dos seus grupos culturais e tradicionais. Entrada Gratuita.

No mesmo dia, a partir das 19h, em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), o estacionamento do shopping recebe a exibição do filme “Deus é Brasileiro”, do cineasta Cacá Diegues, e do curta documentário “Memórias por um fio”, com direção de Ivana Iza e Thiago Laion.

Estrelada por Antônio Fagundes e Wagner Moura, Deus é Brasileiro conta a história de Deus que vem ao Brasil para achar um “sucessor” e assim poder tirar umas férias de seus deveres divinos.

Contemplado pela Lei Aldir Blanc Alagoas, Memórias por um fio costura relatos de trabalhadores da Fábrica de Tecidos Norte Alagoas (Companhia Fiação e Tecidos Norte de Alagoas) e de familiares dos donos da empresa (Família Nogueira), em meio às ruínas dos locais nos quais tiveram suas vivências.