Interior

Semarh levará diversas ações ao Sertão alagoano nesta sexta e sábado

Na programação constam ações educacionais, serviços de atendimento e inaugurações que beneficiarão milhares de pessoas

Por Ascom Semarh/AL 18/05/2023 16h15
Semarh levará diversas ações ao Sertão alagoano nesta sexta e sábado
Pluviômetro é o aparelho utilizado para enviar dados do volume de chuvas, que servem para a emissão de alertas - Foto: Ascom Semarh

A Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) também estará presente na primeira edição do Governo Trabalhando, ação do governo estadual para ampliar ações sociais e promover igualdade de oportunidades para todos os alagoanos.

Nesta sexta (19) e sábado (20), em Delmiro Gouveia e outros sete municípios do Sertão alagoano, a Semarh fará ações educacionais, prestará serviços de atendimento e também promoverá inaugurações que beneficiarão milhares de pessoas.

“A democratização do acesso a serviços para toda a população de Alagoas é uma prioridade da Semarh. Serão diversas ações realizadas nesta primeira edição do Governo Trabalhando, trazendo desenvolvimento, conhecimento e qualidade de vida à população do Alto Sertão”, ressalta o secretário Gino César.

No dia 19 de maio será inaugurado o Microssistema Comunitário de Abastecimento de Água no município de Inhapi, abastecendo mais de 200 famílias da região. Além disso, em Delmiro Gouveia, serão promovidas ações educacionais, onde a Semarh fará a exposição e explicação do funcionamento de um pluviômetro, aparelho utilizado para enviar dados do volume de chuvas, que servem para a emissão de alertas.

Na mesma data será assinada a Ordem de Serviço da perfuração de um poço simplificado de abastecimento de água, que atenderá a região de Pariconha. Já as cidades de Mata Grande e Inhapi serão beneficiadas com o projeto hortas urbanas, iniciativa da Semarh que capacita agentes locais na produção de alimentos agroecológicos a partir do aproveitamento de espaços ociosos, diminuindo a insegurança alimentar.

No sábado (20), será a vez de Olho d’Água receber ações da Semarh, com a inauguração de mais um pluviômetro da nova rede de monitoramento, mais atualizada e segura, e com a realização de oficinas de compostagem doméstica, inseticidas naturais e plantação de mudas e hortaliças, trazendo alternativas sustentáveis para a população sertaneja.

Além disso, durante o Governo Trabalhando, o funcionamento do guichê da Semarh no Já! de Delmiro Gouveia segue normalmente, prestando serviços à população da região, evitando o deslocamento para execução de serviços, como outorgas de uso de águas.

Essas ações ressaltam o compromisso da Semarh e do governo do Estado na promoção de uma Alagoas igualitária, com iniciativas que beneficiam toda a população.