Interior
IMA investiga causa de incêndio que atingiu mata na APA de Santa Rita em Marechal
Georreferenciamento e análise no campo deverão indicar tamanho da área afetada e responsável.

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) estiveram, na manhã desta sexta-feira (27), na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita para investigar um incêndio registrado desde a tarde de quarta-feira (25), na AL 101 Sul, no município de Marechal Deodoro.
O Corpo de Bombeiros esteve no local para conter o fogo, porém as chamas voltaram a se alastrar na quinta-feira (26), mobilizando novamente os militares.
Segundo Lana Ingrid, consultora ambiental do IMA, as chamas atingiram parte de vegetação nativa existente dentro da APA de Santa Rita.
“Caso identificado os responsáveis, a autuação deve ser agravada por estar em Unidade de Conservação e ter atingido uma área de vegetação nativa. É importante ressaltar que a queima controlada só pode ser feita mediante autorização”, explica.
A equipe do IMA identificou que o incêndio teve início em propriedade particular. O proprietário da área afirma desconhecer a origem do incêndio, entretanto, moradores de um condomínio vizinho acreditam que o incêndio foi iniciado a partir de uma limpeza de terreno.
No momento em que a equipe esteve no local ainda foram detectados dois focos de incêndio. Por ser uma época de pouca chuva, há preocupação, pois qualquer chama pode ser facilmente alastrada. O gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (GEFUC), Epitácio Correia, entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para que retornem ao local.
Técnicos da GEFUC fizeram o georreferenciamento dos pontos para que possam estimar o tamanho da área afetada.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Pedido
Jovem acusa juiz alagoano de violência sexual, mas desiste de medidas protetivas após decisão do TJ/AL
-
5Serraria
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão na Via Expressa