Interior
Presídio do Agreste reforça segurança com novas câmeras de monitoramento
Unidade ainda conta com bloqueadores de celulares e cães treinados para evitar situações adversas
A cada dia que passa o trabalho do Governo de Alagoas para fortalecer a segurança no Presídio do Agreste, localizado no município de Girau do Ponciano, a 150 quilômetros de Maceió, é intensificado. Dentre as inúmeras ações para estabelecer a ordem e disciplina na unidade, está a ampliação da rede de monitoramento por câmeras. Atualmente, mais de cem equipamentos foram instalados em pontos estratégicos para captar toda a movimentação da unidade.
Com alta resolução, as câmeras conseguem capturar imagens nítidas a qualquer hora do dia, auxiliando o trabalho das equipes plantonistas da Central de Monitoramento do Agreste. Caso algum problema técnico seja detectado, rapidamente é acionado o suporte de manutenção para fazer os reparos. Dessa forma, é possível realizar o monitoramento contínuo, evitando situações de risco para os apenados, servidores e visitantes. Cerca de 1500 pessoas entram na unidade semanalmente.
A subchefe do Presídio do Agreste, Débora Amorim, explica que, assim como os bloqueadores, as câmeras são fundamentais para combater a criminalidade e assegurar a custódia dos 847 apenados. “Por ser uma unidade que recebe reeducandos de alta periculosidade, a segurança deve ser reforçada, evitando assim qualquer comunicação de dentro do presídio com o mundo externo”, falou Débora Amorim.
Animais treinados – Além das câmeras e bloqueadores, doze cães auxiliam nas ações táticas. Dentre elas, no controle de distúrbios, revistas nas celas e identificação de materiais ilegais. Antes disso, os animais passam por um processo de adestramento, quinzenalmente, para agir com precisão em situações extremas.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas