Esportes
Rafael Tenório é eleito presidente do CSA e promete reestruturação financeira e valorização da base
Posse ficou marcada para 10 de novembro, mas até lá o clube inicia transição da gestão de Robson Rodas para o retorno de Tenório
Eleito por aclamação o novo presidente do Centro Sportivo Alagoano (CSA), Rafael Tenório afirmou que retorna ao comando do clube motivado pelo apelo da torcida e com o compromisso de recolocar a equipe em posição de destaque no cenário nacional. A declaração foi dada durante entrevista coletiva concedida na noite desta terça-feira (27), no auditório da empresa Meyer, no bairro do Farol, em Maceió, local onde ocorreram as eleições do clube.
Segundo Tenório, o incentivo para disputar novamente a presidência surgiu da cobrança constante dos torcedores, que, segundo ele, manifestavam o desejo de vê-lo de volta ao comando azulino. O dirigente destacou o período de dificuldades enfrentado pelo CSA nos últimos anos e afirmou que pretende desenvolver um planejamento de longo prazo para recuperar a estabilidade da instituição.
“Foi um clamor da torcida. Em qualquer lugar que eu ia, as pessoas perguntavam se eu voltaria. O CSA passou por anos difíceis e nós voltamos com o intuito de recuperar o clube para que ele volte a ser grande como sempre foi”, declarou.
A chapa aclamada ainda conta com Cristiano Mendonça como vice-presidente, Hugo Leahy para a função de superintendente administrativo e Luciano Lessa como comom superintendente de esportes.
Uma das primeiras medidas da nova gestão será realizar um levantamento detalhado da situação financeira do clube. Tenório informou que já solicitou ao departamento administrativo-financeiro uma radiografia completa das dívidas existentes, incluindo débitos trabalhistas, previdenciários, tributários, cíveis, verbas rescisórias e multas contratuais.
Com base nesse diagnóstico, a diretoria pretende elaborar os planejamentos estratégico, econômico, financeiro e orçamentário para conduzir o processo de recuperação financeira ao longo dos próximos quatro anos.
Embora a posse oficial, marcada para 10 de novembro, dependa dos trâmites burocráticos e da conclusão da transição com a atual gestão, Tenório afirmou que já iniciará o planejamento do departamento de futebol, incluindo a definição do treinador, da comissão técnica e da montagem do elenco para a temporada de 2027.
O dirigente revelou que pretende contratar um coordenador de futebol com experiência no mercado e destacou que o clube aposta em uma estrutura mais enxuta, sem a necessidade imediata de um executivo de futebol.
A ideia da nova diretoria é ter o elenco praticamente definido até o final de novembro, para que a pré-temporada possa começar no início de dezembro.
Diante das limitações financeiras do clube, Tenório afirmou que a valorização das categorias de base será um dos pilares da nova gestão. Segundo ele, o CSA precisará investir na formação de atletas e buscar reforços que estejam dentro da realidade financeira da instituição. “O foco será muito grande na base. Sabemos que não temos recursos para grandes contratações, então precisamos revelar jogadores e trazer atletas que queiram crescer junto com o clube”, explicou.
Na estrutura administrativa, Rafael Tenório defendeu uma atuação integrada entre a diretoria executiva e o Conselho Deliberativo. A advogada Carol Balbino foi anunciada como futura presidente do Conselho.
Segundo o novo mandatário, o objetivo é evitar os conflitos institucionais registrados em administrações anteriores e construir um ambiente de cooperação entre os diferentes poderes do clube. “Nós não teremos oposição dentro do CSA. Pode haver divergências, o que é normal em qualquer gestão, mas todos precisam remar na mesma direção”, afirmou.
Questionado sobre os atrasos salariais de funcionários do clube, Tenório reconheceu a gravidade da situação e disse que o assunto será tratado como prioridade durante o período de transição.
Ele afirmou que já iniciou conversas com integrantes da atual diretoria para encontrar uma solução e garantiu atenção especial aos trabalhadores do Centro de Treinamento. “É uma situação inaceitável. São pessoas que dependem desse dinheiro para viver. Vamos conversar e buscar uma solução para regularizar esses compromissos”, disse.
Ao comentar o cenário financeiro do clube para a próxima temporada, Rafael Tenório reconheceu as dificuldades econômicas enfrentadas pelo CSA e descartou a formação de um elenco nos moldes de equipes de divisões superiores.
Segundo ele, a estratégia será montar um grupo competitivo dentro da realidade financeira do clube, priorizando responsabilidade fiscal e pagamento em dia das obrigações. “Nós não podemos prometer uma equipe de Série B. Vamos fazer mais com menos. Mas uma coisa eu garanto: funcionários e jogadores receberão seus salários integrais dentro do mês ou, no máximo, até o dia 5 do mês seguinte”, concluiu o novo presidente azulino.
Mais lidas
-
1"Crime eleitoral''
GOL cancela voo entre Porto Alegre e Salvador após problema técnico às vésperas das eleições
-
2Parte alta
Motociclista morre após colisão entre duas motos na BR-104, em Maceió
-
3ELEIÇÕES 2026
Previdência, igualdade salarial e jornada de trabalho: o histórico de Flávio Bolsonaro sobre direitos sociais
-
4Concurso 3.073
Aposta de Maceió acerta a quina da Mega-Sena e leva R$ 23 mil
-
5Trágico acidente!
Cenipa aponta falhas em helicóptero que matou Rick e caixa-preta sem áudio




