Esportes

CSA quer cinco amistosos ainda esse ano

Departamento de futebol confirma calendário da pré-temporada e busca adversários das séries B e C para preparação

Por Tribuna Independente 15/10/2024 09h20
CSA quer cinco amistosos ainda esse ano
CT Gustavo Paiva está pronto para receber os jogadores e comissão técnica do CSA para o início da pré-temporada 2025, na qual a diretoria avalia fazer cinco amistosos - Foto: Oscar de Melo / Ascom CSA

O departamento de futebol do CSA definiu as datas da pré-temporada. Os exames médicos e avaliações físicas serão entre os dias 12 e 16 de novembro. O trabalho no campo sob o comando da comissão técnica inicia no dia 19. Em dezembro, a intenção é realizar amistosos de olho na preparação da equipe.

“Vamos dar folga de um dia só e iniciar os trabalhos no campo com grande expectativa. A apresentação da comissão técnica será no dia 6 de novembro porque aí eles fazem os últimos ajustes. Queremos iniciar um trabalho com tudo certinho dentro daquilo que a gente planejou. E durante o mês de dezembro planejar o final. A gente vai tentar entrar na fase de grupos da Copa do Nordeste e para isso a gente programou cinco amistosos para esse jogo que antecede a pré-Copa do Nordeste. Queremos fazer esses jogos com times das séries B e C, com preferência todos no Rei Pelé para habituar os atletas que estão chegando junto com a torcida. Tudo isso pois sabemos a importância desse jogo no dia 5 de janeiro”, disse o coordenador Jadson Oliveira.

DOPING

O volante Gustavo Nicola, de 25 anos, foi suspenso pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) até o dia 1 de março de 2025, por uso de substância proibida isometepteno quando defendia o São José-SP. O nome do atleta foi divulgado na lista de suspensão definitiva da ABCD no último dia 7 de outubro, mas data do teste não foi informada.

Coordenador da Comissão de Controle de Doping da CBF e médico oficial de Controle de Doping FIFA e Conmebol, Fernando Solera confirmou a punição. “Ele foi suspenso por uso de Isometepteno, que é uma das substitâncias proibidas, e teve o nome publicado na lista pública de atletas suspensos da ABCD. Com isso, durante o período da suspensão, fica proibido de frequentar o clube até mesmo para treinamentos”, disse.

O CSA informou que o atleta recorreu da decisão e aguarda novo julgamento previsto para o próximo dia 16. O volante chegou ao CSA em junho deste ano, após passagem pelo São José, onde disputou a Série A2 do Campeonato Paulista a também duas partidas da Série D. Na equipe alagoana, jogou dez partidas pela Série C. O bom desempenho no Azulão na disputa do Brasileiro fez o jogador renovar o vínculo com clube para a próxima temporada.

Ontem Gustavo apresentou sua versão sobre o caso de doping. O diretor de futebol do CSA, Luciano Lessa, disse para o GE como foi a conversa com o jogador. “A substância que ele caiu no doping é encontrada num medicamento indicado para cefaleia. O atleta quando estava jogando no São José, ex-clube dele, eles não ficavam concentrados para os jogos do Paulista, ele teve uma dor de cabeça, foi a uma farmácia e pediu um analgésico, uma dipirona. O pessoal da farmácia deu um similar que continha essa substância que não pode”.

DÍVIDA

O CSA informou que alcançou uma meta importante dentro do seu plano de reestruturação financeira. Representante do clube na Recuperação Judicial, o advogado Guilherme Matos, do escritório Matos Advogados, disse que a dívida estimada hoje é de R$ 20 milhões, e o departamento jurídico desenvolve uma estratégia para quitá-la.