Esportes

Ronaldinho Gaúcho assina contrato e se torna embaixador do Barcelona

Em entrevista descontraída, brinca até com estreia à meia-noite: "Uma hora que me encanta"

Por Globo Esporte 03/02/2017 20h57
Ronaldinho Gaúcho assina contrato e se torna embaixador do Barcelona
Reprodução - Foto: Assessoria

Ronaldinho Gaúcho assinou nesta sexta-feira um novo contrato com o Barcelona. O craque brasileiro será agora embaixador do clube catalão após cerimônia celebrada ao lado do presidente Josep Maria Bartomeu no Camp Nou. Ele representará o time em eventos institucionais pelo mundo nos próximos dez anos e também fará parte do projeto "FCBarcelona Legends", um time formado por jogadores que irá trabalhar para globalizar a marca do Barça.

Ronaldinho estava solto. Concedeu entrevista descontraída ao canal de TV do Barcelona, onde brincou com o trio formado por Messi, Suárez e Neymar. Acostumado a estar rodeado de estrelas, o brasileiro "desvendou" a receita do sucesso do MSN.

- Eu não gosto das comparações, são três fenômenos, Suárez, Ney, Messi. Claro que se eu estivesse jogando junto fariam o dobro de gols (risos). É lindo ver três jogadores com tanta qualidade, de uma forma muito linda, sem inveja do outro, todos jogam juntos, se divertem juntos, por isso o Barça segue jogando desta maneira linda. É o que faz a diferença. Três fenômenos juntos sem inveja, um jogando com o outro - disse, logo após falar especificamente de Neymar.

- Ney é um fenômeno. É o maior ídolo do futebol brasileiro, um grande amigo, um dos melhores do mundo. Pra mim vai chegar a ser um dia o melhor do mundo. É um orgulho ver um brasileiro fazendo história. Vimos antes Ronaldo, Romário e Rivaldo, que deixaram as portas abertas para mim. Eu fiz a minha parte e deixei a porta aberta para ele. E com certeza ele fez a parte dele, deixará a porta aberta para outro brasileiro. É lindo ver a sequência de brasileiros que passou aqui. Seguramente Ney fará muita história no Barça.

O craque também arrancou risadas da repórter ao relembrar a sua estreia, contra o Sevilla, quando marcou num jogo que invadiu a madrugada:- Meu primeiro gol, meu primeiro jogo, fazer um gol assim é algo que é muito emocionante. Depois por jogar meia-noite, uma hora que me encanta (risos). Tudo foi muito especial.

Antes, Ronaldinho já havia se pronunciado sobre a nova função no clube em que marcou 94 gols em 207 jogos.

- Estou muito emocionado, muito feliz de voltar para casa e ser embaixador do Barcelona. Farei o possível para levar o nome do Barcelona ao lugar mais alto. Poucas pessoas no mundo podem dizer que são embaixadoras do Barça. Não encontro palavras para agradecer ao Barcelona. Trarei a minha Bola de Ouro ao museu em breve - disse R10 em breve declaração no museu do clube.

Ele comentou sobre a oportunidade que terá em representar o clube:

- Agora de uma forma oficial, mas mesmo quando não estava mais no Barça e jogando com outros times, sempre as pessoas me associavam ao Barça. Então agora é oficialmente, mas sempre me senti um embaixador do Barcelona. Vai ser lindo. Poder estar com outros jogadores da minha época, continuar levando o nome do Barcelona para o mundo... Vai ser emocionante vestir outra vez a camisa do Barça. Junto com meus companheiros fizemos uma história muito linda, as coisas saíram bem, as pessoas voltaram a sorrir.

Ronaldinho também assistiu ao primeiro gol de Messi com a camisa do Barcelona – marcado após uma assistência sua. E lembrou dos grandes momentos ao lado do argentino.- É um grande amigo. Essa foto para mim me encanta. Era muito jovem nesse momento, muito marcante, ainda vinha o monstro. Foi ali que começou. Olhar assim é algo que parece que foi antes. Não se dá conta de tudo o que passou em sua vida, carreira, é muito lindo ter feito parte de quando tudo começou. Esse homem nunca precisou conselho. Já estava pronto. Um fenômeno. Ver tudo o que está fazendo e o que ainda pode fazer. Não há ninguém como ele. O vejo da mesma maneira. Sempre que nos encontramos para mim continua a mesma pessoa de quando começou. Para mim é o que é porque nunca mudou. Essa é a sua fortaleza.Seria Messi, então, o melhor da história? Ronaldinho, então, desconversou.- Acho que em seu tempo, sim. Pelé teve o seu tempo, Maradona também, outros grandes também tiveram e agora é o seu momento.

Ainda em atividade

Isto não significa que Ronaldinho irá parar de jogar futebol profissionalmente. Na última quinta, o irmão e empresário do jogador, Assis, afirmou ao GloboEsporte.com que uma decisão ainda será tomada.– Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ainda não tomamos uma decisão final. Em mais alguns dias, definiremos – declarou, em mensagem de texto pelo celular.

O “Legends” atuará em atividades organizadas pelo clube, como treinamentos e workshops com a FCBEscola. Ronaldinho também deve aparecer em cerimônias em algumas escolas para participar de palestras educacionais, além de participar da Fundação FC Barcelona, que está ligada à Unicef, programa da ONU para crianças. O acordo entre o jogador e seu ex-clube será firmado nesta sexta-feira, no Camp Nou, com a presença de Ronaldinho e do presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu.

A última atuação profissional de Ronaldinho foi em setembro de 2015, na vitória por 2 a 0 do Fluminense sobre o Goiás, pelo Brasileirão daquele ano. Desde então, o brasileiro tem atuado em amistosos e chegou a vestir a camisa de alguns clubes em jogos festivos. 

Neste ano, o brasileiro foi procurado pelo Nacional, do Uruguai, para jogar a Libertadores e negociava com o Coritiba. No entanto, na manhã desta segunda o ex-camisa 10 do Barça postou em seu instagram que iria "viajar pelo mundo", o que desanimou o Coxa. 

– 2017 apenas começou. Vamos viajar pelo mundo, muitos amigos, oportunidades estão esperando por você!! Estou muito ansioso para explorar o mundo em 2017. Vejo vocês em algum lugar do mundo!! – disse o jogador.

Mais tarde, já após o anúncio do time catalão, o jogador postou novamente. Dentro do avião, ele gravou uma mensagem e afirmou: "Barcelona, estamos chegando".

No último fim de semana, Ronaldinho esteve em Paris e visitou o PSG. O retorno ao Barcelona já estava sendo articulado desde o mês passado. O craque brasileiro também já fez o papel de embaixador do clube anteriormente, em um evento em Nova York.