Entretenimento

Filme cearense Filosofia de Boteco poderá ser visto nesta terça-feira em Maceió

Filme é do diretor Emerson Praciano

Por Claudio Bulgarelli 15/12/2025 16h27
Filme cearense Filosofia de Boteco poderá ser visto nesta terça-feira em Maceió
Filme de humor cearense - Foto: Divulgação

Em Paumirim, no coração do sertão cearense, existe um lugar onde a conversa corre solta e a cachaça nunca falta: o Boteco do Cunhão. Mais do que um bar, é um ponto de encontro onde a filosofia se mistura com o humor, e os debates são tão profundos quanto o Açude de Orós. Entre uma dose e outra, Amado, Maiquim, Violeta e Sócrates transformam o balcão em um verdadeiro palco de ideias, arrancando risadas e reflexões em igual medida.
Mas será que toda conversa de boteco termina bem? Imagina alguns filósofos em uma versão cearense! Prepare-se para gargalhar e filosofar com essa comédia cearense que prova que pensar também pode ser um ato de pura diversão. Filosofia de Boteco – porque, no bar, todo mundo vira filósofo.
O filme é de Emerson Praciano e LC Galetto. O roteirista e diretor Emerson Praciano é Doutorando em Educação pela UFC com pesquisa em Cinema; Mestre com estudos sobre Cinema e Filosofia e Pós-graduado em Cinema e Cineclube pela Vila das Artes em 2021. É diretor e roteirista de outros filmes como Olho para mim (premiado na mostra Joaquim Venâncio no Rio de Janeiro) e Tempos Sombrios. É também escritor da obra Cinema e Marxismo: Reflexão a partir de uma experiência. Participou da série “Alucinação” da Tv Brasil, do filme "A Ilha da Morte" e "Eneagrama: o Mapa do tesouro". É apresentador do programa Pra Pensar da Rádio FM Benfica e idealizador do projeto Cine Marvin premiado como melhor prática pedagógica no Ceará em 2019 pelo Conectando boas práticas.
já Lc Galleto, roteirista do filme, é jornalista, humorista pioneiro no Ceará e ator. Atuou em vários filmes do Halder Gomes, entre eles: Cine Holliúdy, Bem-vinda a Quixeramubim, Shaolin do Sertão e na Série Cangaceiros do Futuro da Netflix. Tem trabalhos na Globo e Record, e é diretor do espetáculo do Marx Perteson.
O filme poderá ser visto em duas sessões nesta terça-feira, dia 16 de dezembro, às 14 horas no Cinema Maceió Shopping e às 20 horas no Cine Arte Pajuçara, no Centro Cultural de Maceió, na Pajuçara.