Entretenimento

'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?

A Reserva mostra a solução de um crime bárbaro que acontece em meio a uma comunidade rica

Por Felipe Gugelmin Valente com Tecmundo 20/05/2025 18h42 - Atualizado em 20/05/2025 19h00
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
Quem matou Ruby? Entenda o final de A Reserva, série bombando na Netflix - Foto: Divulgação/Netflix

Uma produção original da Dinamarca, A Reserva chegou à Netflix no dia 15 de maio, provando que um bom drama é capaz de superar qualquer barreira linguística. Ocupando uma posição de destaque no Top 10 do streaming, a minissérie explora os segredos escondidos em uma das vizinhanças mais ricas do país.

Tudo começa quando a jovem filipina Ruby, que trabalha como au pair, desaparece sob circunstâncias misteriosas. Com a ajuda de sua própria au pair, Angel, a protagonista Cecilie decide usar seu tempo livre para investigar o caso a fundo, em um momento no qual a polícia não dá muita atenção para ele.

O que acontece em A Reserva?

Logo no começo de A Reserva, descobrimos os motivos pelos quais o destino de Ruby preocupa tanto Cecilie. A jovem, que trabalha para os Hoffman, procura por ajuda da protagonista para deixar de trabalhar para a família.

Cecilie a aconselha a falar diretamente com os vizinhos, e fica chocada quando a garota desaparece no dia seguinte.

Os primeiros suspeitos acabam sendo os Hoffman, que negam qualquer envolvimento com o caso;
Rasmus, o chefe da família, tem a fama de assediar empregadas e cometer avanços sexuais contra elas, se transformando no principal suspeito;

No entanto, Oscar e Viggo também podem ser responsáveis: eles fazem parte de um grupo de mensagens nos quais são compartilhados vídeos íntimos de mulheres, incluindo das au pair que trabalham na vizinhança;

Viggo (filho de Cecilie) quer sair do grupo, mas sente a pressão social para fazer parte dele;

Uma semana depois de Ruby desaparecer, seu corpo aparece e revela que ela estava grávida.

A partir dessa última grande revelação, A Reserva explora brevemente a possibilidade de que a jovem tenha tirado sua própria vida. No entanto, a teoria é descartada rapidamente, dado que ela era bastante religiosa. Esse também é motivo pelo qual a vizinhança passa a acreditar que ele foi estuprada, pois era muito comprometida com seu relacionamento pessoal.


Quem matou Ruby na série?

Um exame de DNA revela que a criança que Ruby esperava tinha o DNA de Rasmus, mas não era ele o pai. Conforme é revelado a Viggo em uma mensagem, Oscar foi o responsável por estuprar e engravidar a jovem — motivo pelo qual ela procurou a ajuda de Cecilie para deixar de trabalhar para os Hoffman.

No fim das contas, foi o conselho da protagonista que decretou o destino trágico da au pair. Ela decidiu revelar a Kat (mãe de Oscar) o que estava acontecendo, mas se deparou com uma reação agressiva. Disposta a proteger seu filho e evitar que ele assuma as consequências de seu erro, foi ela a responsável pela morte de Ruby — e não demonstra qualquer arrependimento sobre isso.


O que acontece no final de A Reserva?

Apesar de Cecilie finalmente descobrir o que aconteceu, A Reserva termina sem qualquer punição aos culpados. Depois de tentar mostrar a verdade à sua mãe, mas ser ignorado porque ela estava distraída com as investigações, Viggo revela a seus professores que viu um vídeo que mostra Oscar estuprando Ruby, gravado pela babá eletrônica usada pelos Hoffman.

No entanto, isso dá tempo suficiente a Kat para apagar as gravações, bem como para eliminar do celular de Oscar as evidências. Com isso, a detetive Aicha Petersen fica sem qualquer evidência para provar o que realmente aconteceu nos tribunais — os testemunhos de Viggo e Cecilie não seriam suficientes para condenar os culpados.

A única evidência que resta é a de que o DNA de Oscar estava em Ruby, mas o poder de sua família seria mais do que suficiente para deturpar o caso e a história da jovem frente à opinião pública. No final da série, o jovem é expulso do colégio em que estuda, mas tanto ele quanto sua mãe saem livres e a au pair assassinada acaba sem receber a justiça que merecia.