Entretenimento

Escritora Alcineide Cruz lança coletânea de poesia 'Poemas & Bordados'

Coletânea é inspirada nas bordadeiras de Entremontes, povoado do município de Piranhas

Por Assessoria 26/11/2024 09h28 - Atualizado em 26/11/2024 14h59
Escritora Alcineide Cruz lança coletânea de poesia 'Poemas & Bordados'
Coleção literária Entremontes Poemas & Bordados, criada pela escritora e bordadeira, Alcineide Cruz, já está circulando entre os apreciadores de boa poesia - Foto: Divulgação

A coleção literária Entremontes Poemas & Bordados, criada pela escritora e bordadeira, Alcineide Cruz, já está circulando entre os apreciadores de boa poesia. Os três volumes da coleção intitulados Lugares, Saberes e Fazeres, e Gente vêm armazenados numa sacola tecida em rendendê, um bordado de presença marcante no sertão de Alagoas. Com a divulgação de seus escritos, a autora pretende compartilhar com crianças, adultos e pessoas idosas o gosto pela poesia e o desejo de preservação do bordado feito no povoado de Entremontes, localizado no município de Piranhas, e que foi declarado patrimônio imaterial do Estado.

Os poemas dos livros vêm acompanhados de imagens criadas pela ilustradora e designer gráfica alagoana Janaina Araújo. Ela elaborou as ilustrações com a técnica do desenho digital, a partir de pincéis vetorizados dos pontos do rendendê, para representar elementos da região como o rio São Francisco, os mitos e as festas da cultura popular alagoana e nordestina. A coleção também dá acesso a um audiolivro, gravado pela autora e editado pelo músico Janeo Amorim, que proporciona a leitura para pessoas com algum tipo de impedimento visual.

Para Alcineide, a publicação da coleção representa uma importante conquista na sua trajetória como escritora, artesã e professora: “Sempre gostei de escrever e recitar meus versos de cordel em várias situações do meu dia a dia. Por muitos anos, eu alimentei o desejo de publicar meus poemas de maneira profissional. Fico feliz de ter alcançado um sonho que era muito difícil para mim de ser realizado”.

O processo de criação das sacolas literárias que guardam os livros foi realizado por Alcineide junto com as bordadeiras Alida Morais Araújo, Beatriz Rodrigues, Caroline Rodrigues, Ediana Bezerra, Edna Bezerra Lima, Francisca Araújo, Giselda Rodrigues, Helia Guimarães, Iracilda dos Anjos, Isabela Araújo, Katarina Lisboa, Rosana Lisboa, Sabrina Dantas e Vitória Fontes.

As bordadeiras se reuniram com a escritora, tiveram acesso aos poemas e definiram juntas os pontos dos bordados que seriam usados na coleção: Peixinho, Torre com flor de ruba, Bolachinha, Tecido salteado e Tecido com flor de batente. Depois veio a fase de produção das sacolas, que foram bordadas no tecido etamine, costuradas e engomadas, num processo manual e colaborativo que durou seis meses.

A coleção é resultado do projeto Entremontes Poemas & Bordados, aprovado no edital de Fomento e Preservação do Patrimônio Cultural no Estado de Alagoas. O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, e operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. Além dos livros, outra ação foi a realização, em outubro, de uma oficina com o propósito de divulgar a coleção e estimular a escrita de textos literários. O encontro ocorreu com estudantes do 5º ao 9º ano da Escola Municipal Dom Antônio Brandão, em Entremontes.

A autora

Alcineide Cruz atua como escritora, professora e artesã ribeirinha. Possui Graduação em História e já realizou vários cursos técnicos e de Pós-graduação em áreas como Filosofia, Artes, Ciências Sociais, Geografia, Educação e Educação Especial. Dedica-se também à produção de peças de bordado rendendê no seu trabalho como artesã. Baseada na sua experiência pessoal e profissional, escreve livros sobre temas da história e da memória do povoado de Entremontes, e cria poemas que retratam fatos, histórias e paisagens da região do São Francisco e do Nordeste. Muitas vezes costuma contar essas histórias e poesias em passeios guiados na região, com estudantes e pessoas que visitam Entremontes, como forma de preservar e fazer circular saberes, conhecimentos e histórias valorosas para a memória do seu povoado.