Entretenimento
Projeto Renda-se 2023 se consolida como o maior evento de moda, arte e cultura de Alagoas
Modelos profissionais e convidados darão vida aos 105 looks criados por estilistas profissionais e estudantes de moda alagoanos
O mundo da moda em Alagoas estará com os holofotes voltados ao desfile do Renda-se 2023, no Espaço Armazém, em Jaraguá, na próxima quinta-feira, dia 21, a partir das 20h30.
Nesta edição, além de modelos profissionais, estarão na passarela como convidados nomes de destaque nos mais diversos segmentos sociais de Alagoas. Entre eles Carol Gaia, Danielle Lins, Estela Nascimento, Flora Uchôa, Julia Caroá, Llari Gleiss, Nicolas Amaral, Mateus Beurlen, Porllane Santos, Revilane Alencar, Thiago Brandão, Valéria Camerino, Wanderson Medeiros e Yara Pão.
Na passarela, os modelos profissionais e os convidados darão vida aos 105 looks criados por estilistas profissionais e estudantes de moda do Estado e mostrarão ao público presente porque este é o mais importante evento da moda alagoana nos últimos anos.
Compartilharão da mesma passarela estilistas já em atividade e futuros profissionais entre 21 e 60 anos. Na categoria profissional, os aplausos são para os nomes de Ariane Pita, Dely Teodoro, Maria Rejane Pimentel, Marciano, Lumma Luz, Derravera, Giulio Marques, Fiama Pimentel, Itallo Ehllers e Mareu. Na categoria estudantes de Moda, os looks são assinados por Anabea Brandão, Angela Dowsley, Lu Balestero, Gisele Ataíde e Lua Rosa.
Os looks são inspirados em sete categorias. São elas Meu Nome é Gal, Pronto a Vestir, Alagoando, Sol Girassol, Milagres, Sertão e Santo Mar.
No comando direto para garantir o sucesso da edição 2023 do Renda-se está o trio formado por Fábio Elias, responsável pela área de patrocínios do Magazine Luiza, o designer Fernando Perdigão como diretor criativo e a designer, bordadeira e jornalista especializada em moda Alina Amaral, responsável pela produção executiva do projeto. A cenografia é o resultado do trabalho dos irmãos e designers Rafael Almeida e Samuel Almeida, em parceria com o arquiteto Daniel Lima.
Vivendo um novo desafio em sua carreira ligada à moda, Alina Amaral comentou que como jornalista sempre entendeu a moda como comunicação, depoimento sociológico, código de imagem e fruto de olhar afetuoso ao passado para construção do novo – porque a moda é a novidade em essência – potente para uma imagem de moda fiel a nossa identidade.
“A duras penas a construção da moda brasileira entendeu que o que fomos diz muito mais sobre o que seremos e que nada é mais humano, gentil, transformador e trend (tendência) que se apropriar dos nossos saberes para ressignificar novos olhares”, comentou Alina Amaral.
Alina Amaral explicou que o Projeto Renda-se tem essa característica em essência. Seus estilistas, em sua renovada edição 2023, são provocados a este olhar generoso sobre a nossa ancestralidade, aos saberes profundos da nossa gente alagoana.
“O filé, nosso patrimônio, abre caminhos para todas as manualidades – singeleza, crochê, bilro, boa noite, bordado livre, entre outras – que construíram a teia da história de moda e sustentabilidade em Alagoas. O fazer a mão foi e é fonte de renda secular, em especial para as mulheres”, salientou.
De acordo com a design e produtora executiva do Renda-se, para ser potente a moda deve sinalizar afeto, subjetividades, mercado, identidade, representatividade, orgulho, inserção, liberdade, comunicação.
“O Projeto Renda-se encontra este olhar de cada um dos talentosos selecionados em edital. Foram mais de 200 projetos que resultaram em 15 nomes para esta edição. A edição 2023 do Renda-se renova-se em seu compromisso com a ancestralidade que sempre nos fez naturalmente vocacionadas, mas, vai além, cresceu em seu olhar profissionalizando-se e reúne atores fundamentais ao processo como Sebrae, Senac e Secretaria de Cultura e inaugura um novo tempo para a moda em Alagoas”, detalhou ao acrescentar que este ano o projeto conta com apoio do Maceió Shopping.
Ainda segundo Alina Amaral, assinar a produção Executiva, ao lado de uma equipe profissional e afetuosa, é um orgulho para sua história de comprometimento com a construção de um olhar profundo sobre a moda.
Para Fábio Elias, Alagoas tem sido o berço de tantos designers talentosos, artistas, marcas e tendências ao longo dos anos, que chegou a hora de amplificar e honrar cada trabalho, cada participante selecionado. “Adotamos diferentes estilos e pontos de vista, por isso, somos diversidade, somos tendências, somos inclusão, somos sustentabilidade, somos Renda-se 2023!”.
Sentindo-se orgulhoso em fazer parte da equipe do projeto Fernando Perdigão, contou que teve a oportunidade de conhecer os participantes da edição 2023 e debater sobre suas criações junto ao filé alagoano. “O sucesso virá para essa nova geração da moda. Nesse tempo em que estive trabalhando com moda, nunca vi um projeto que desse todas as condições cabíveis a alunos e estilistas a executarem suas criações. O Renda-se surpreende e se firma como o melhor evento de moda do nosso Estado”, destacou.
O patrocinador – O projeto que mobiliza e movimenta a moda alagoana acontece graças ao patrocínio do Magazine Luiza, através da lei de incentivo do Ministério da Cultura e é realizado pela Ponto de Produção.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha