Entretenimento

Almodóvar defende diretor em polêmica do filme "O último tango em Paris"

Espanhol chamou de "sensacionalismo" controvérsia em torno da cena da manteiga com Marlon Brando e Maria Schneider

Por EFE / G1 12/12/2016 08h59
Almodóvar defende diretor em polêmica do filme 'O último tango em Paris'
Reprodução - Foto: Assessoria

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar lamentou neste sábado (10) que "o sensacionalismo" tenha triunfado nas recentes acusações contra o colega italiano Bernardo Bertolucci por causa do controverso filme "O último tango em Paris" (1972).

Conhecida como "cena da manteiga", a passagem é uma das mais famosas e polêmicas da história do cinema, e intensificou a censura ao longa ao redor do mundo.

Na trama, o personagem de Marlon Brando usa manteiga como lubrificante para fazer sexo com uma jovem interpretada pela atriz Maria Scheider, na época com 19 anos. Recentemente, o caso voltou à tona após a divulgação de uma entrevista concedida por Bertolucci em 2013. Nela, o italiano assegurava que não havia informado a atriz sobre detalhes das filmagens.

Celebridades de Hollywood fizeram severas críticas ao italiano. Dias depois, o cineasta divulgou comunicado dizendo que tudo não passou de um "mal entendido ridículo".

Almodóvar disse acreditar nessa versão. "Tenho certeza de que o roteiro era bem conhecido e estava combinado", declarou o espanhol em Breslávia, na Polônia, onde estava para participar da festa dos Prêmios do Cinema Europeu 2016, nos quais seu filme "Julieta" era um dos favoritos.

"Eu nunca colocaria um ator em risco, nem psíquico nem físico", continuou ele, que considerou que, no caso do filme de Bertolucci, tudo estava de fato combinado entre diretor e atores. Além disso, o espanhol afirmou que há problemas atuais mais relevantes.

"São acusações que, tanto tempo depois, já não têm importância."

Marlon Brando e Maria Schneider em 'O último tango em Paris' (Foto: Reprodução)

O cineasta italiano Bernardo Bertolucci, presidente do júri da competição oficial, chega ao tapete vermelho do 70º Festival de Veneza, em 2013 (Foto: Tiziana Fabi/AFP Photo)