Educação
Curso de mandarim do Cesmac registra grande procura e abre portas para cooperação acadêmica com a China
Mesmo com apenas 15 vagas disponíveis para a primeira turma, a iniciativa já contabiliza quase 70 inscritos
A oferta do curso de extensão em mandarim pelo Centro Universitário Cesmac despertou grande interesse da comunidade acadêmica. Mesmo com apenas 15 vagas disponíveis para a primeira turma, a iniciativa já contabiliza quase 70 inscritos, demonstrando a forte procura por oportunidades de formação que ampliem o diálogo acadêmico e cultural com outros países.
O curso integra uma estratégia institucional voltada à internacionalização e ao fortalecimento de conexões com instituições estrangeiras, especialmente com a China. A proposta surgiu a partir de uma iniciativa do vice-reitor do Cesmac, professor Douglas Apratto Tenório, que vislumbra a construção de um termo de cooperação técnica com a Embaixada da China no Brasil, com foco no desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
A partir dessa articulação, a Coordenação Geral de Extensão juntamente com o Núcleo de Internacionalização do Cesmac (NUI) viabilizaram a realização do curso, que será ministrado pelo professor Mateus Carvalho. As aulas terão início no dia 19 de março, às 13h, na Sala Invertida da Extensão, localizada no Complexo de Inovações Pedagógicas, no bairro do Farol.
De acordo com o coordenador geral de Extensão do Cesmac, Rodrigo Guimarães, a limitação do número de vagas foi definida para garantir a qualidade da experiência de aprendizagem.
“A proposta é trabalhar com uma turma reduzida para que o professor possa acompanhar mais de perto o desenvolvimento de cada participante. O ensino de idiomas exige atenção individualizada e maior interação, por isso estabelecemos o limite de 15 alunos para esta primeira turma”, explica.
A formação da turma reunirá estudantes e colaboradores da instituição, reforçando também a proposta de integração dentro da comunidade universitária. Diante da grande procura registrada nas inscrições, o Cesmac avalia a possibilidade de abrir uma nova turma em breve, ampliando o acesso ao curso.
Mais do que o aprendizado de um novo idioma, a iniciativa representa um passo importante para aproximar o Cesmac de universidades e centros de pesquisa chineses, abrindo caminhos para futuras parcerias acadêmicas e projetos de cooperação internacional.
Mais lidas
-
1Polêmica!
Jogador Raphinha demite o próprio pai após esposa notar sumiço de milhões de reais
-
2Programa
Prefeito Rodrigo Cunha lança programa Sorriso da Gente para ampliar atendimento odontológico em Maceió
-
3Competição
Estudantes da rede pública dominam pódios e somam 93 medalhas nos Jeal
-
4Copa do Mundo
Brasil vence a Escócia por 3 a 0 e avança às oitavas de final na liderança do Grupo C
-
5Parte baixa
DMTT instala nova sinalização na curva da Jatiúca para aumentar segurança no trânsito em Maceió





