Educação
Conectividade chega às escolas rurais de Alagoas e Sergipe
Projeto Aprender Conectado realiza visitas técnicas e amplia inclusão digital em municípios com comunidades rurais, garantindo internet de alta velocidade para estudantes e professores
O projeto Aprender Conectado realiza, entre os dias 11 e 13 de fevereiro, uma visita técnica e institucional aos estados de Alagoas e Sergipe para acompanhar a implementação do acesso à internet de alta velocidade em escolas públicas. A iniciativa faz parte da estratégia de ampliação da inclusão digital, com foco especial em unidades de ensino localizadas em áreas rurais.
A agenda tem início nesta quarta-feira (11), no município de Traipu, em Alagoas. A cidade, situada a 59 quilômetros de Penedo, possui perfil majoritariamente rural e se destaca pela expressiva presença de comunidades indígenas. No município, 46 escolas públicas já estão sendo contempladas com internet de alta velocidade, ampliando as possibilidades de uso de ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem.
Na quinta-feira (12), a equipe segue para Canhoba, em Sergipe. No município, o projeto está em fase avançada de implementação, com sete escolas de ensino fundamental já conectadas. Ao todo, estão previstas oito escolas atendidas pela iniciativa.
De acordo com o diretor-geral do Aprender Conectado, Flávio Santos, as visitas permitem acompanhar de perto como professores, gestores e estudantes estão utilizando a conectividade no ambiente escolar, além de identificar oportunidades de aprimoramento do serviço. “A conectividade contribui para reduzir desigualdades educacionais e fortalece a escola como espaço de aprendizado e transformação social”, afirma.
Na sexta-feira (13), a agenda retorna a Alagoas, com visita ao município de Piaçabuçu. Na localidade, o programa concluiu a implantação da conectividade em todas as escolas previstas, beneficiando 10 unidades de ensino da rede pública.
“Com a conclusão da implantação, Piaçabuçu alcança 100% de cobertura do projeto, garantindo que a internet de alta velocidade seja uma ferramenta cotidiana para alunos e professores, fortalecendo a aprendizagem e promovendo a inclusão digital”, destaca Flávio Santos.
Estratégia Nacional
Implementado em 2022, o projeto Aprender Conectado tem como objetivo levar internet de alta velocidade a cerca de 40 mil instituições públicas de ensino localizadas em áreas remotas do país. A iniciativa integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), política pública coordenada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Comunicações, que tem como meta garantir conectividade de alta velocidade a 138 mil escolas em todo o Brasil.
Mais lidas
-
1Ações caem
Braskem dá calote de R$ 3,6 bi no Banco do Brasil
-
2Qual será a história?
O que esperar da 5ª temporada da série O Poder e a Lei na Netflix
-
3Prepare-se para mais surpresas
Tudo o que você precisa saber antes de ver a segunda temporada da série Detetive Alex Cross
-
4Agreste
Aranha, apontado como um dos maiores traficantes de drogas de Alagoas, é morto ao deixar presídio
-
5Processo
Executivos da Braskem são acusados por crime ambiental na CVM



