Educação
Seplag visita Reitoria da Uneal para conhecer modelo de gestão do Escritório de Projetos e Processos
Equipamento se consolida como referência em inovação e eficiência na administração pública
Uma equipe da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), liderada pelo secretário especial Phelipe Vargas, visitou, na quinta-feira (23), a Reitoria da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) para conhecer o funcionamento do Escritório de Projetos e Processos (EPP/Uneal), núcleo que tem se destacado pela forma como alia inovação e gestão pública eficiente.
A visita teve como objetivo compreender a estrutura e as práticas do EPP, com vistas à implantação de um modelo semelhante na Seplag.
Coordenado pelo vice-reitor, Anderson Barros, o EPP nasceu a partir de sua tese de doutorado, que investigou o modelo de gestão de processos aplicado ao sistema acadêmico da Uneal. “Quando analisei todos os campi, percebi que a primeira necessidade era padronizar processos para que a universidade funcionasse como um todo. Padronizar não é engessar, é construir uma base sólida para avançar. E já colhemos resultados concretos: cursos mais fortes, processos claros e uma universidade que fala a mesma língua”, afirmou o vice-reitor.
O EPP/Uneal atua como núcleo estratégico de apoio à gestão universitária, promovendo eficiência e inovação. Essas frentes garantem alinhamento institucional, transparência e boa aplicação dos recursos públicos. Com isso, o Escritório fortalece a governança e contribui para o desenvolvimento sustentável da Universidade.
O reitor, Odilon Máximo de Morais, destacou que o EPP tem sido um dos motores da transformação administrativa da Uneal. “O que vemos aqui é uma universidade que se organiza, que planeja e que entrega resultados. O EPP estruturou processos, trouxe clareza e garantiu que a inovação caminhe lado a lado com o desenvolvimento acadêmico. É a base que transforma nossa gestão e impulsiona a universidade para o futuro”, afirmou.
Durante o encontro, a assistente Lilian Nunes explicou o trabalho de sistematização de informações. “Estamos criando uma base sólida para captar mais recursos, especialmente por meio de emendas parlamentares, com transparência e dados precisos”, destacou.
A assessora de projetos Maria Beatriz Oliveira apresentou o trabalho que tem sido realizado junto aos docentes, mostrando como o Escritório tem apoiado a elaboração e o acompanhamento de projetos acadêmicos.
O secretário Phelipe Vargas contou que conheceu o EPP ao pesquisar referências de gestão e inovação. “Eu estava pesquisando modelos de gestão e, no meio de uma busca no Google, encontrei, pelo Instagram da Uneal, uma publicação sobre a inauguração do Escritório. Na hora, pensei: preciso conhecer isso de perto. Parabéns, o que vocês fazem é muito inovador, o trabalho é excelente e o espaço é muito bonito e moderno. Não conheço nada similar em Alagoas, e esse é exatamente o tipo de iniciativa que queremos desenvolver no programa Alagoas Mais Digital: criar um EPP dentro da Seplag, que fortaleça a gestão e otimize os processos públicos”.
Em seguida, o secretário apresentou à equipe da Uneal as ideias que vêm sendo estruturadas para o novo modelo de gestão digital da secretaria.
Também participaram da reunião as assessoras especiais da Seplag, Rossane Ramos e Danielle Cordeiro.
Mais lidas
-
1True Crime
Conheça caso real por trás da minissérie O Monstro de Florença
-
2Escritor
Hayton Rocha lança novo livro em Maceió na véspera da Bienal do Livro de Alagoas
-
31 x 1
CRB empata com América-MG e permanece na nona colocação da Série B
-
4Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens
-
5'Culpables'
Nossa Culpa, final explicado: como termina a saga dos protagonistas Noah e Nick




