Educação
Mais de 12 mil estudantes da Rede Estadual fazem as provas da OBFEP
Em toda Alagoas, 14.995 alunos participaram da olimpíada, o que fez do estado o 9º em número de inscrições em todo o Brasil

Doze mil duzentos e quarenta e sete estudantes da Rede Estadual de Ensino participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), cujas provas foram aplicadas em todo o país na terça-feira (12). Segundo dados da coordenação estadual da olimpíada, 14.995 alagoanos foram inscritos na competição este ano – em todo o Brasil, foram 336.409 inscritos. A Rede Estadual de Ensino responde pela maior parte das inscrições alagoanas com 12.427 estudantes e 66 escolas participantes, o que equivale 83% do total de inscrições. Os 17% restantes são unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e escolas municipais.
Organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a OBFEP visa despertar o interesse pela Física entre os estudantes da Educação Básica, identificando talentos na área e promovendo a inclusão por meio do conhecimento. Participaram das provas alunos do 9º ano do ensino fundamental, da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir do 2º segmento do ensino fundamental (8º e 9º ano) e ensino médio.
Em Alagoas, a OBFEP é coordenada pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Secretarias Municipais de Educação (Semeds) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal). As provas da segunda fase estão agendadas para o dia 22 de novembro.
“Para nós, a OBFEP é uma das olimpíadas de conhecimento mais estratégicas, pois não só descobre talentos na área, mas pensa no seu desenvolvimento. Nos últimos anos, Alagoas vem sempre se destacando e nós da Seduc sempre incentivamos a participação de nossas escolas e estudantes”, frisa Ricardo Lisboa, superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc.
O coordenador da OBFEP em Alagoas, professor Samuel Teixeira, do Instituto de Física da Ufal, possui boas expectativas em relação à primeira fase. “Nos últimos anos, Alagoas tem se mantido entre os dez estados brasileiros com maior número de estudantes inscritos. Em 2024, tivemos um avanço significativo, com 10 alunos premiados na esfera nacional, um marco histórico que evidencia o talento e a dedicação dos estudantes da Rede Pública e mostra um crescimento notável em relação à edição anterior. Esse resultado reflete o empenho dos estudantes, a dedicação dos professores e o apoio fundamental da Seduc para fortalecer a ciência no estado. Essa conquista reafirma o potencial dos nossos jovens e a importância de investir na educação científica”, avalia.
Engajamento
A Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, de Maceió, foi a segunda unidade com maior número de inscritos na edição 2025 das olimpíadas, com 930 participantes. A unidade tem colhido bons resultados na competição nos últimos anos e, em 2024, nove de seus estudantes conquistaram medalhas.
“Ficamos muito felizes com o resultado de 2024 e, este ano, nossos alunos do ensino médio, mais uma vez, demonstraram interesse e dedicação ao se desafiarem em questões que exploram conceitos e aplicações da Física”, observa o professor Roberto Oliveira, responsável pela aplicação da prova na escola.
A estudante Rebeca Cândido foi uma das que participou da prova. “A OBFEP foi uma experiência muito significativa para mim. A importância de realizar essa prova vai além da avaliação do conhecimento em Física. É uma ótima preparação para futuros desafios acadêmicos, como vestibulares e outras competições”, destaca.
Premiados 2024
A Rede Estadual teve 42 medalhistas na edição 2024 da OBFEP. Ao todo, Alagoas teve 71 medalhistas – 15 ouros, 25 pratas e 31 bronzes – e, dentre estes, 42 foram da Rede Estadual de Ensino (12 ouros, 11 pratas, 19 bronzes), o que representa 59% do total de premiados. A premiação aconteceu no dia 13 de maio, no auditório da Reitoria da Ufal.
Mais lidas
-
1Hiper Bompreço
Espaço de antigo hipermercado em Maceió pode ser revitalizado
-
2Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
3Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
4Rapper ostentação
Justiça nega habeas corpus e mantém o rapper Oruam preso
-
5Sintomas perigosos
Por que Wandinha Addams perde seus poderes e tem lágrimas negras na segunda temporada