Educação
Profissionais da educação municipal compartilham suas trajetórias com a escrita
Mostrando que a literatura é um universo de descobertas e aprendizagens, servidores inspiram novas gerações

No mundo, há bilhões de pessoas, e cada uma delas carrega inúmeras histórias para contar. Na Secretaria Municipal de Educação de Maceió(Semed), diversos talentos se encontram e, em celebração ao Dia do Escritor, comemorado em 25 de julho, quatro profissionais compartilharam suas trajetórias e a forte ligação que mantêm com a literatura e a escrita.
A escrita, muitas vezes iniciada como um refúgio ou um hobby, tornou-se, para esses profissionais, uma extensão do seu compromisso com a educação. Entre planejamentos pedagógicos e rotinas escolares, encontraram na literatura um espaço para refletir sobre a vida, registrar memórias e provocar reflexões.
Professor da rede há anos, João de Oliveira Filho já publicou diversos livros com histórias fascinantes que remetem às suas vivências, especialmente de sua terra natal, Chã Preta.
“Eu tive minha vida transformada pelos livros. Minha mãe trabalhava como costureira, morávamos em uma casinha pobre, de taipa, e um dia ela chegou com uma enciclopédia de seis livros em casa. Ela comprou aquela enciclopédia mesmo com dificuldade financeira, e esses livros abriram minha visão de mundo e despertaram em mim o desejo pelo conhecimento”, relata.
Para João, escrever é uma forma de eternizar experiências e transmitir conhecimento de maneira leve, envolvente e acessível a todos. Ele conta que, durante seu percurso, produziu obras de diversos gêneros, algumas, inclusive, servindo como material de estudo.
“Durante o curso de Geografia na Ufal, desenvolvi um estudo sobre o espaço geográfico de Chã Preta, que até hoje é utilizado pelos alunos. E, na pandemia, revisitei minhas memórias de infância no interior, e delas nasceu o livro Memórias de um Menino do Interior, com 50 histórias cheias de afetos e vivências. Mais tarde, realizei um sonho antigo e escrevi um livro infantil, onde tudo é possível e os sonhos ganham vida. A inspiração nasceu da minha paixão pelas estrelas”, compartilha.
Mais lidas
-
1Barro Duro
Enfermeira morta em Maceió sofria agressões desde o início do relacionamento, afirma primo
-
2Rodrigo Cunha
Vice-prefeito participa da Caminhada do Amor 2025, no Corredor Vera Arruda
-
3Rodada 32
CRB encara a Ferroviária nesta segunda-feira no Rei Pelé
-
4Adriana Rocely
Coordenadora de curso da Uneal denuncia perseguição e pede providências em carta aberta
-
5Salvador Lyra
Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge fábrica de plástico no Distrito Industrial de Maceió