Educação
Instituições de ensino vão emitir diploma digital de graduação
Objetivo do MEC é tornar processo mais ágil e seguro

O Ministério da Educação determinou que as instituições de ensino superior públicas e privadas que fazem parte do Sistema Federal de Ensino devem emitir o diploma de graduação digitalmente.
A medida começou a valer nessa terça-feira, dia 1° de julho, e, segundo o MEC, vai tornar mais ágil e seguro o processo de emissão e validação dos diplomas. Além disso, vai ajudar a reduzir custos para as instituições.
Com essa mudança, os diplomas físicos emitidos a partir desta data não terão validade.
A instituição que não se ajustar a essa determinação estará sujeita a penalidades.
De acordo com o Ministério da Educação, o diploma digital deve ter assinatura com certificação digital, além de carimbo que registre a data e a hora em que o documento foi gerado ou assinado digitalmente. É importante que as medidas estejam de acordo com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras e seguir o Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais.
As instituições devem assegurar que o diploma digital seja acessado a qualquer momento e que tenha validade jurídica em todo o Brasil.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
4Homicídio
Homem é executado a tiros dentro de caminhonete na Serraria
-
5É hoje!
'Vale Tudo': veja quem é quem na nova novela da TV Globo