Educação

No Dia da Escola, Seprev destaca o trabalho da Escola Paulo Jorge no Sistema Socioeducativo

Instituição é referência no atendimento a pessoas privadas de liberdade e realiza o trabalho educacional dentro das unidades de internação

Por Seprev com Everton Dimoni 15/03/2025 17h28 - Atualizado em 15/03/2025 17h47
No Dia da Escola, Seprev destaca o trabalho da Escola Paulo Jorge no Sistema Socioeducativo
Instituição atende adolescentes e jovens em conflito com a lei - Foto: Augusto Costa/Assessoria

No dia 15 de março, é comemorado no Brasil o Dia da Escola, uma data que reforça a importância dessa instituição de ensino na formação cidadã e no desenvolvimento de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. Neste dia, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) destaca o trabalho da Escola Estadual Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues na construção do conhecimento, na socialização e na promoção da cidadania dentro do Sistema Socioeducativo de Alagoas.

A instituição atende adolescentes e jovens em conflito com a lei com aulas realizadas dentro das unidades de internação, garantindo o direito à educação desde o momento em que ingressam na medida socioeducativa. Atualmente, 94 socioeducandos estão matriculados na unidade de ensino, que segue a mesma matriz curricular das escolas regulares, sendo referência no ensino para pessoas privadas de liberdade.

O professor Leilson Oliveira, gestor geral da Escola Paulo Jorge, relembra a mudança de paradigmas na atuação do professor no sistema socioeducativo, que já foi considerado um lugar arriscado para o exercício da profissão. “Hoje, nossos professores são instrumentos para desmistificar essa visão equivocada do passado e mostrar que o Sistema Socioeducativo de Alagoas é um lugar de reconstrução e transformação social, onde o professor tem excelentes condições de trabalho e muitas vezes são mais valorizados do que em uma escola convencional”, relata o gestor.







Ele reforça que o Governo do Estado reconhece a educação como um instrumento fundamental na ressocialização desses jovens, indo além da aprendizagem formal para promover mudanças efetivas em suas trajetórias. “Entendemos que a educação é o principal pilar da medida socioeducativa, como o próprio nome diz. Ela tem o potencial de ser um instrumento transformador e de provocar uma mudança efetiva na vida desses jovens. Isso nós vivenciamos na prática, vendo a mudança no caráter e na vida dos socioeducandos”, ressalta.

A transformação promovida pela escola reflete nas histórias dos seus alunos. Um deles, de 17 anos, conseguiu a certificação do Ensino Médio ao ser aprovado no Encceja PPL e já participou do Enem como treineiro, obtendo um desempenho de destaque. Agora, ele sonha com a universidade. “Hoje estou cursando o segundo ano do Ensino Médio, graças aos professores da Escola Paulo Jorge e à oportunidade de aprender aqui na socioeducação. Agora é estudar para entrar na faculdade e correr atrás do que é melhor para o meu futuro”, afirma o socioeducando.







Cássia Moreno, gerente de Desenvolvimento Integral da Superintendência de Medidas Socioeducativas da Seprev, ressalta que a escola reúne conhecimentos e experiências que vão além do estudo científico, contemplando também a formação humana e cidadã de cada aluno. “Nesse mundo tão corrido e competitivo no qual vivemos hoje, a escola assume o papel fundamental de integrar e inserir socialmente a nossa juventude, abrindo caminho para uma sociedade mais equilibrada, mais justa e promissora, como todos desejamos”, ressaltou a gerente.