Educação

Ufal celebra o Dia do Bibliotecário com eventos sobre inteligência artificial e atuação profissional

Por Por Iuri Rocio Franco Rizzi - assessoria 14/03/2025 11h31
Ufal celebra o Dia do Bibliotecário com eventos sobre inteligência artificial e atuação profissional
Participaram do evento docentes e discentes do Curso de Biblioteconomia da UFAL, além de representantes de instituições, bibliotecários atuantes no estado e interessados em geral - Foto: Assessoria



Em comemoração ao Dia da(o) Bibliotecária(o), celebrado em 12 de março, o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Conselho Regional de Biblioteconomia, 4a. Região, promoveram atividades nos dias 12 e 13 de março, no Auditório da Reitoria. Participaram do evento docentes e discentes do Curso de Biblioteconomia da UFAL, além de representantes de instituições, bibliotecários atuantes no estado e interessados em geral.

No primeiro dia de evento, após a exibição de um curta metragem, aconteceu a mesa redonda "Bibliotecas e bibliotecárias(os) na era da inteligência artificial", que reuniu especialistas para discutir o impacto da IA na área da Biblioteconomia e possíveis impactos no futuro da profissão. Participam do debate Walter Couto, da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Antônio Picalho da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a mediação do professor Ronaldo Ferreira de Araújo, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O palestrante Walter destacou o papel de destaque que a Inteligência Artificial vem ocupando nas mais diversas instâncias da sociedade, mencionando o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que abrange o período de 2024 a 2028, e o papel que as bibliotecas podem exercer neste projeto que terá um investimento de aproximadamente R$23 bilhões. A meta do plano é construir tecnologias próprias e tornar o país não apenas autônomo, mas uma referência no campo da inteligência artificial.

No segundo dia, quinta-feira, aconteceu a mesa-redonda “Atuação profissional e entidades de classe”, na qual discutiu-se o papel das entidades de classe na defesa dos interesses da sociedade e dos direitos das(os) profissionais bibliotecárias(os). A mesa foi composta por Marta Maria Pimentel, Presidente da Cooperativa de Trabalho Nacional dos Bibliotecários e Profissionais da Informação (Bibliocoop), Maria das Graças Vidal, Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, 4a. Região (CRB4), e Dalgiza Andrade Oliveira, Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), e mediação de Iuri Rocio Franco Rizzi, Coordenador do Curso de Biblioteconomia da UFAL. As convidadas apresentaram a atuação de suas entidades, ressaltando o papel das bibliotecas no desenvolvimento da sociedade.

Além das apresentações e debates enriquecedores, os participantes concorreram a sorteio de brindes e ao final puderam disfrutar de um café de encerramento. O evento reforçou a importância das(os) bibliotecárias(os) na era digital, destacando seu papel fundamental na construção de um futuro impulsionado pelo conhecimento, inovação e tecnologias de inteligência artificial, além de fortalecer a comunidade dos bibliotecários em Alagoas.