Educação
Ônibus escolares da rede estadual de ensino recebem vistoria do Programa Despoluir
Ação visa reduzir a emissão de gases poluentes, promovendo a melhoria da qualidade do ar e o bem-estar dos motoristas e estudantes

Em parceria com o Programa Despoluir, uma iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do SEST/SENAT, os veículos que transportam os estudantes até as escolas estaduais do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) estão passando por uma vistoria de emissão de gases. A vistoria foi realizada pela Superintendência de Frota e Transporte Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
O trabalho consiste na inspeção do nível de fumaça preta emitida pelos veículos. O técnico do programa, Rodrigo Marques, explica que o processo é simples.
“É colocada uma sonda no cano de escape e aceleramos o motor para medir os níveis de emissão. A cada três meses, emitimos um laudo que permite acompanhar a evolução desses níveis. Além de ajudar o meio ambiente, esse monitoramento também identifica possíveis defeitos no veículo, como filtros sujos ou combustíveis adulterados”, explica.
O programa, que é gratuito e depende apenas da adesão de empresas e instituições, realiza o teste em apenas cinco minutos por veículo. Segundo Rodrigo, a Seduc tem sido um exemplo. “Os ônibus escolares da rede estadual estão com níveis de emissão bem abaixo do limite permitido, o que mostra um cuidado constante com a frota”, observa. Ele destaca ainda que a fumaça preta pode causar problemas respiratórios graves, como asma, impactando principalmente motoristas e estudantes asmáticos.
Cuidado com a frota e a saúde
Motorista da Seduc há seis anos, Francisco Melo, reconhece a importância da vistoria. “É muito bom saber que meu veículo não está poluindo o meio ambiente nem prejudicando minha saúde ou a dos estudantes. Além disso, se algum problema é identificado, o veículo vai direto para revisão, o que também previne acidentes”, destaca ele.
O gerente do setor de frotas da Seduc, Alexandre Almeida, reforça o compromisso com a segurança e a sustentabilidade: “Estamos cuidando da saúde dos motoristas, das crianças e dos adolescentes. Se algum veículo estiver fora do padrão, ele é encaminhado imediatamente para manutenção e só volta a circular quando estiver nas condições ideais”, finaliza.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas