Educação
Observatório Cepa é tema de palestra na Mostra de Astronomia da Ufal
Evento aconteceu na quarta-feira (11) no Instituto de Física da universidade
O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), localizado no Centro de Edudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), foi tema de uma palestra da Mostra de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na apresentação, que ocorreu nessa quarta-feira (11), o coordenador do OAGLL, Adriano Aubert, relatou a história do observatório e falou dos projetos em astronomia em andamento na rede estadual de ensino.
Para uma plateia composta por estudantes e professores do Instituto de Física da Ufal e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Adriano fez um apanhado dos 14 anos de existência do espaço e destacou as principais ações empreendidas na instituição.
“O projeto do OAGLL nasce ainda em 2004 e, a partir de 2009, ele finalmente ganha sua sede física no Cepa. Trata-se de um projeto único, o primeiro observatório astronômico público de Alagoas e um dos poucos no país que é direcionado para a Educação Básica. E nestes 14 anos ele vem desenvolvendo uma série de ações, dentre as quais observações públicas, cursos de astronomia, projetos de iniciação científica em astronomia, planetário digital e, agora, o planetário fixo, o primeiro de Maceió”, enumera Adriano.
Diretor do Instituto de Física da Ufal e coordenador da Mostra de Astronomia da Física, Elton Malta diz que Adriano foi um dos primeiros convidados para as palestras. “Quando montamos a programação da Mostra, quisemos chamar pessoas com uma contribuição relevante para o ensino, divulgação e pesquisa em astronomia. Conheço Adriano há muito tempo e admiro o trabalho que ele realiza junto a estudantes da Educação Básica. E, como aqui estão jovens que, futuramente, serão professores de física, fiz questão de convidá-los para que nossos alunos conheçam as ações desenvolvidas no OAGLL”, explica Elton.
Promovida pelo Instituto de Física da Ufal nesta terça e quarta-feira (10 e 11), a Mostra de Astronomia contou com uma vasta programação que incluiu palestras e exposições sobre diversas ações e fenômenos, a exemplo do eclipse solar que acontece no próximo dia 14.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha