Educação
Ifal anuncia retorno de provas em processo seletivo dos cursos técnicos integrados
Previsão é de que o edital da seleção seja divulgado no fim de agosto e que a prova seja realizada no mês de novembro deste ano
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) anuncia que haverá mudanças no formato de seleção para seus cursos técnicos integrados ao ensino médio. Para a seleção 2024, será retomada a avaliação por meio de prova objetiva, modelo tradicional de seleção do Ifal que havia sido suspenso em decorrência da pandemia de Covid-19. A previsão é de que o edital da seleção seja divulgado no fim de agosto e que a prova seja realizada no mês de novembro deste ano, para ingresso em 2024.
“O processo seletivo para ingresso nos nossos cursos técnicos integrados ao ensino médio é uma ação institucional que a sociedade alagoana aguarda com ansiedade”, destacou a reitora em exercício e pró-reitora de Ensino do Ifal, Cledilma Costa. “O Ifal está mobilizando esforços para realizar uma seleção que envolverá um número de aproximadamente 1.300 pessoas trabalhando. Esperamos um número de inscritos superior a 10 mil estudantes”, pontuou a gestora.
Poderão participar do processo seletivo os estudantes concluintes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. Como em anos anteriores, o Ifal reservará 70% de suas vagas para alunos que cursaram todo o ensino fundamental em escolas da rede pública.
Ao todo, os estudantes poderão optar por 19 diferentes cursos. O número de vagas, turnos, respectivas unidades, entre outras informações, serão divulgadas juntamente com a publicação do edital.
O Ifal possui 16 campi em todas as regiões de Alagoas com oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio: Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes (Maceió), Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.
Nos últimos três anos, em decorrência da pandemia, a seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio foram feitas por meio de análise do histórico escolar dos alunos. Para 2024, a seleção será unificada e a prova objetiva será aplicada em diversos municípios do Estado.
O Ifal possui também cursos técnicos subsequentes, voltados a pessoas que já possuem o ensino médio, além dos cursos técnicos vinculados à educação de jovens e adultos (EJA). Para esses, haverá seleções específicas com critérios a serem divulgados posteriormente.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha