Educação
PL prioriza estudantes alagoanos no ingresso à universidades públicas do estado
Visando beneficiar os estudantes alagoanos na disputa por uma vaga nas universidades públicas estaduais, a deputada estadual Cibele Moura protocolou um Projeto de Lei que garante o acréscimo de 10% na nota do vestibular aos alunos que nasceram no estado ou concluíram o Ensino Médio em Alagoas.
Para a parlamentar, a medida é de extrema importância, pois valoriza os vestibulandos alagoanos: “Muitos universitários que estudam nas faculdades públicas de Alagoas são de outros estados, o que desvaloriza todo esforço de quem é daqui e sonha em entrar na universidade”.
O PL estabelece que as universidades públicas alagoanas devem adotar o critério regional nos processos seletivos, a partir de uma média ponderada do resultado da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O benefício, no caso de estudantes que têm direito às cotas, será cumulativo à reserva de vagas.
Cibele citou dados divulgados pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que apontam que 60% dos acadêmicos do curso de Medicina na instituição vêm de outras unidades federativas do Brasil. A deputada ressaltou, também, que outras universidades já utilizam o critério regional, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).
“Não me conformo que nossos alunos estejam perdendo suas vagas para os que não são de Alagoas. Sigo firme para promover a educação por todo o estado e fazer com que os nossos jovens tenham mais oportunidades no futuro”, reforçou.
Mais lidas
-
1Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira
-
2Maceió
Grupo de Trabalho formado pela Câmara, Município e Judiciário vai estruturar combate à mendicância infantil
-
3Wanda
Análise de dados e IA são temas de evento promovido pela Ufal
-
4Máfia carioca
Série brasileira 'Os Donos do Jogo' na Netflix é uma história real?
-
5Anúncio
Estado deve lançar maior concurso público da história de Alagoas nesta terça-feira (28)




