Educação

Inscrições para o Prêmio Liga STEAM 2023 são prorrogadas até o dia 28 de junho

Escolas não precisam ter projeto pronto para fazer a inscrição no prêmio

Por Assessoria 31/05/2023 10h31
Inscrições para o Prêmio Liga STEAM 2023 são prorrogadas até o dia 28 de junho
Os projetos produzidos com apoio de formação online devem ser apresentados até o dia 9 de julho - Foto: Handler

Foram prorrogadas até o dia 28 de junho as inscrições para o Prêmio Liga STEAM 2023. Professoras e professores de escolas públicas de Educação Básica de todo o Brasil, da Educação Infantil, a partir da faixa etária de 4 anos, e do Ensino Fundamental e Médio terão maior prazo para se prepararem para participar de um dos maiores eventos educacionais do Brasil. Não é preciso ter um projeto pronto para fazer a inscrição. Os projetos produzidos com apoio de formação online devem ser apresentados até o dia 9 de julho.

Promovido pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional, o Prêmio Liga STEAM 2023 visa incentivar o desenvolvimento de projetos STEAM nas escolas brasileiras. Essa abordagem pedagógica é muito difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, e desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.

Interessados podem obter mais informações sobre o Prêmio Liga STEAM e fazer suas inscrições no site: Liga Steam. Informações também podem ser encontradas no vídeo no canal do Youtube: Link. Professoras e professores que fizerem a inscrição terão acesso a uma exclusiva formação STEAM de 20 horas, realizada pela Tríade Educacional, preparando-os para conceber e estruturar os projetos que irão realizar com seus alunos para concorrer ao prêmio.

Neste ano, as escolas vencedoras do Ensino Fundamental, a partir do 3º ano, e as do Ensino Médio serão premiadas com um laboratório de robótica em cada categoria. A escola vencedora de Educação Infantil a parir de 4 anos, segmento incluído no prêmio este ano, e turmas até o 2º ano do Ensino Fundamental constituem a categoria que receberá uma brinquedoteca. Para os segundos e terceiros lugares de cada categoria, os prêmios são em dinheiro (a ser revertido em equipamentos e benfeitorias para as escolas).

O que é a Liga STEAM

A Liga STEAM é uma estratégia criada pela Fundação ArcelorMittal para conectar parceiros relevantes e somar forças para investir na educação do Brasil. Hoje, em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, é um dos maiores programas de formação gratuita de educadores em STEAM do país. “O futuro do país passa, necessariamente, pela educação, e começando a investir nela hoje, certamente estamos trabalhando por um amanhã melhor”, diz Herik Marques, diretor-superintendente da Fundação ArcelorMittal.

O que é STEAM - STEAM é uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, muito difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. A abordagem STEAM desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.

Sobre a Fundação ArcelorMittal - Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.

Sobre a Fundação Banco do Brasil – Em 1985, o Banco do Brasil instituiu a Fundação BB para contribuir para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado - ISP do BB e de parceiros, declarada o coração social do Banco do Brasil. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.

Sobre a Associação Voluntários para o Serviço Internacional – AVSI Brasil - É uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, cuja missão é tornar as pessoas protagonistas de seu desenvolvimento, de sua família e de sua comunidade, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. É uma organização local vinculada ao contexto internacional por meio da Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em 39 países, presente no Brasil desde a década de 1980 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.

Sobre a Tríade Educacional - É referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à educação inovadora, envolvendo temáticas como Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e STEAM. Seus diretores, Lilian Bacich e Leandro Holanda, são autores de materiais que são bases de propostas de formação nessas temáticas pelo país e têm impactado milhares de educadores e centenas de instituições de ensino nos últimos 10 anos.

Serviço:


Prêmio Liga STEAMInformações, edital e inscrições em Liga Steam