Educação
Serviço de Estomatologia do PAM Salgadinho é referência em seminário acadêmico
Evento teve o intuito de preparar futuros profissionais, apresentar dados sobre câncer de boca e discutir a prevenção à doença
Dados de diagnóstico para tratamentos de câncer de boca, dos serviços de Estomatologia do PAM Salgadinho, serviram como base científica para o “II Encontro Mestrado Profissional de Pesquisa em Saúde do Cesmac: Clínica, Pesquisa e Tecnologia em Oncologia”, evento acadêmico onde foi apresentada a primeira mostra de casos da doença em Maceió. A exposição aconteceu no Campus I do Cesmac, no bairro do Farol.
Direcionado para estudantes de graduação da área de Saúde e profissionais de Odontologia, o seminário contou com a participação da professora drª Sônia Maria Bastos, que é cirurgiã-dentista, estomatologista do PAM Salgadinho e coordenadora do Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Saúde do Centro Universitário Cesmac.
Segundo a estomatologista, cerca de 40 casos de câncer de boca são registrados por ano e ainda não há muita procura pelo atendimento. “Muitas pessoas ainda não têm o conhecimento da doença, se limitando a buscar ajuda ou não saber do que se trata, gerando um problema de saúde pública. O diagnóstico é feito minuciosamente, e esses eventos colaboram para compartilhar informação, de modo a gerar conscientização à população e aos órgãos de saúde para que haja um olhar mais criterioso”, destaca.
“O PAM Salgadinho é um centro de referência em média-complexidade no Estado. Por causa da desinformação, os pacientes obtêm diagnóstico tardiamente. Estudos revelam que após a descoberta da doença, muitos chegam a óbito em menos de dois anos. O câncer de boca é o quinto mais comum nos homens, e nas mulheres o décimo primeiro”, complementa a especialista.
Sobre a pesquisa
Todos os estudos e pesquisas são resultados de registros do PAM Salgadinho. Existe uma parceria com os laboratórios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), juntamente com o Cesmac, que colaboram com insumos, tecnologias e profissionais preparados. O PAM Salgadinho, por sua vez, faz o diagnóstico, acompanha e direciona os pacientes com resultados positivos para os Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons) da capital.
Mais conhecimento
A graduanda em Odontologia do Cesmac, Tawanne Vieira, esteve no seminário e compartilhou a importância do evento. "Essa mostra é indispensável para disseminar a gravidade do câncer de boca, compartilhar informações e qualificar os profissionais, além de colaborar com os serviços de saúde direcionados à população”, enfatiza.
A dentista e técnica da gerência de Saúde Bucal, Janaina Andrade, destacou a necessidade de promover a saúde e evidenciou o trabalho colaborativo entre a Secretaria de Saúde e as instituições de ensino. "Essa mostra é um passo enorme para que tenhamos consciência da gravidade da doença e que informação, pesquisa e educação são indispensáveis para a saúde pública. Há dificuldades de buscar o tratamento, assim como existe desinformação que, consequentemente, gera uma má qualidade de vida que colabora para o desenvolvimento silencioso do câncer de boca”, comenta.
“Uma referência em estomatologia, como a do PAM, e uma colaboração desse porte, gera oportunidades de prevenção, logo diagnósticos precoces, além de contribuir para a formação de futuros profissionais preparados”, ressalta a dentista.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha