Economia
Negócio da Grota leva talentos das comunidades ao Congresso de Direito Previdenciário
Empreendedores do projeto expuseram produtos e serviços, fortalecendo a economia comunitária e gerando visibilidade para pequenos negócios
A criatividade e o talento das comunidades de Maceió ganharam espaço no IV Congresso Nacional de Direito Previdenciário. O evento começou na última quinta-feira (11) e terminou nesse sábado (13), durante os três dias, os empreendedores do projeto Negócio da Grota, iniciativa do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), expuseram seus produtos no Centro de Convenções da capital, fortalecendo a economia comunitária e conquistando novos públicos. O evento foi organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e reuniu grandes nomes especializados na área.
Ao todo, os expositores levaram uma diversidade de produtos e serviços, que vão do artesanato à gastronomia, passando por peças de arte sacra, moda e acessórios. Os itens traduzem a criatividade das comunidades de Maceió, geram oportunidades de renda e reforçam a identidade empreendedora das grotas.
Segundo o empreendedor Anthonny Costa, da Casa Taeda, a Feira Negócio da Grota tem sido uma vitrine fundamental para ampliar a visibilidade do seu trabalho.
“Esta já é minha terceira participação na Feira Negócio da Grota promovida pelo Iplam e hoje nessa em parceria com a OAB. É sempre uma experiência incrível, que nos dá a oportunidade de levar a Casa Taeda para mais pessoas e valorizar o trabalho de empreendedores das periferias, trazendo visibilidade tanto para os negócios formais quanto informais”, afirmou Anthonny.
A novidade desta edição foi a parceria com o OAB Law Trend, evento consolidado no calendário da advocacia alagoana. Pela primeira vez, os dois encontros ocorreram de forma conjunta, trazendo não só debates sobre o direito previdenciário, mas também painéis sobre o uso da inteligência artificial na advocacia.
Para a empreendedora Euralya Bastos, da Braciaca, a feira representou um divisor de águas.
“A Feira Negócios da Grota foi fundamental para o início da Braciaca. Foi lá que começamos com as canecas e tivemos ainda mais vontade de continuar. Essa nova participação é uma oportunidade de mostrar nosso trabalho, fortalecer o negócio e criar parcerias. Hoje, nosso principal produto são as canecas artesanais, pintadas em madeira e 100% resinadas”, destacou a empreendedora Euralya Bastos.
De acordo com a coordenadora-geral de Estudos e Soluções para Grotas e Comunidades Urbanas do Iplam, Lycianne Porfírio, a feira garante visibilidade e inclusão social.
“Os empreendedores têm a oportunidade de comercializar seus produtos, gerar renda e conquistar novos espaços. É um projeto que valoriza a produção local e contribui diretamente para movimentar a economia comunitária”, ressaltou Lycianne.
Mais lidas
-
1Quem sai?
Enquete A Fazenda 17: público define ‘plantas’ que vão para o Super Paiol
-
2'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
3Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
4Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
5Novo recurso
TV Gazeta de Alagoas recorre novamente ao STF para tentar reverter fim de contrato com a Rede Globo




