Economia

Sebrae e Ufal discutem parceria para reativação de incubadora de empresas

Por Assessoria 14/02/2025 15h51
Sebrae e Ufal discutem parceria para reativação de incubadora de empresas
O projeto abrirá edital com 12 vagas, abrangendo desde pré-incubação até a incubação completa, com duração conforme o estágio de maturidade de cada negócio - Foto: Sebrae/AL

O Sebrae Alagoas, representado pelo diretor técnico Keylle Lima, recebeu a coordenadora de inovação e empreendedorismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Sílvia Uchôa, e a professora Sandra Carvalho para discutir a parceria na reativação da incubadora de empresas da UFAL. O encontro, realizado nesta sexta-feira (14) na sede do Sebrae, contou também com a participação das gerentes Áurea Andrade, Liza Bádue e Íria Rocha e da pós-doutoranda do NIT/UFAL Andreiza Oliveira.

A iniciativa busca mpulsionar o empreendedorismo e a inovação oferecendo suporte a empreendedores e startups para criar e desenvolver novos negócios. “Combinando o conhecimento acadêmico da UFAL com nossa experiência em capacitação e mercado, podemos preparar novos negócios para crescer de forma sustentável, gerando impacto econômico e fortalecendo o ecossistema empreendedor de Alagoas”, pontuou Keylle Lima.

O projeto abrirá edital com 12 vagas, abrangendo desde pré-incubação até a incubação completa, com duração variável conforme o estágio de maturidade de cada negócio, podendo chegar a cinco anos. De acordo com Sílvia Uchôa, a parceria com o Sebrae será essencial para capacitar e orientar novos empreendedores, transformando pesquisas acadêmicas em negócios viáveis.

“A parceria busca reduzir a alta taxa de mortalidade de pequenas empresas, oferecendo aos novos empreendedores conhecimento estratégico para uma gestão eficiente e crescimento sustentável. O objetivo é formar negócios sólidos que contribuam para o desenvolvimento econômico da região”, explicou Silvia.

A professora e gerente da incubadora, Sandra Carvalho, reforçou que o papel do Sebrae será essencial para além das capacitações, oferecendo suportes com espaços para networking. “A parceria será fundamental para garantir uma maior inserção das empresas incubadas e pré-incubadas no mercado. Com o apoio do Sebrae, que possui vasta experiência em qualificação empreendedora, essas empresas terão as ferramentas necessárias para atuar com mais força e competitividade”, destacou Sandra.