Economia
IBGE: em AL, taxa de desocupação cai para menor valor da série histórica em 2024
Estado apresentou 7,6% de desocupação anual; dados são da PNAD Contínua, que iniciou o levantamento em 2012

Em 2024, Alagoas atingiu uma taxa de desocupação anual de 7,6%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), divulgada nesta sexta (14), pelo IBGE. Com o resultado, Alagoas se juntou a outras treze unidades da federação que atingiram a menor taxa anual de desocupação em toda a série histórica da pesquisa, que teve início em 2012.
A média brasileira de desocupação foi de 6,6% em 2024. Mato Grosso foi o estado com menor taxa anual de desocupação (2,6%), enquanto a Bahia (10,8%) atingiu o maior percentual de pessoas sem ocupação.
No último trimestre de 2024, a população desocupada em Alagoas foi estimada em 115 mil pessoas.
O percentual de desalentados – ou seja, aqueles que sequer buscaram emprego por considerarem que não conseguiriam ou que não haviam oportunidades – se manteve estável e foi de 9,4% entre outubro e dezembro de 2024.
População ocupada
A população ocupada no trimestre de outubro a dezembro foi de cerca de 1,3 milhão de pessoas no estado, com aumento de 4,2% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 2,2% em relação ao terceiro trimestre de 2024.
O nível da ocupação entre as pessoas em idade de trabalhar foi de 48,8% no último trimestre de 2024 e permaneceu estável frente aos trimestres anteriores, em Alagoas.
Rendimento e carteira assinada
No quarto trimestre de 2024, o rendimento médio real dos alagoanos foi estimado em R$2.352,00. Em relação ao mesmo período de 2023, a variação foi positiva e apresentou elevação de 14,2%.
Entre os empregados do setor privado, foi estimado que 372 mil trabalham com carteira assinada, com aumento de 9,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número de empregados sem carteira assinada foi de 237 mil pessoas na iniciativa privada e se manteve estável.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas