Economia
Alagoas é o estado que mais procura limite extra para empreender
Pesquisa inédita compara o uso do dinheiro e os hábitos de finanças pessoais nos 27 Estados do país
Alagoas é o lugar que menos procurou crédito no Brasil ao longo do último ano (46%). O levantamento “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, realizado pela Serasa em parceria com a Opinion Box, mostra que o Estado é o que mais buscou limite extra para empreender (18%).
Os métodos mais procurados e contratados no Estado são cartão de crédito (63%) e empréstimo pessoal (39%).
O estudo também indica que o parcelamento está em alta no Brasil. 7 em cada 10 pessoas compram a prazo no país. Os fatores mais levados em consideração antes de parcelar uma compra são a disponibilidade do dinheiro em conta (27%) e a cobrança de juros (25%).
A utilização de cartão de crédito de terceiros é o método mais popular de parcelamento entre os consumidores de Alagoas (50%) – apenas 10% utilizam cartão de crédito próprio nesse tipo de operação. Boleto bancário (28%) e PIX parcelado (14%) também são muito procurados para diluir os valores ao longo do tempo.
A pesquisa traz ainda insights sobre organização financeira. 58% dos entrevistados de Alagoas afirmam realizar controle mensal das finanças. Os principais objetivos são evitar o endividamento (49%) e ter uma reserva de segurança (42%).
Apesar do investimento de tempo em controle financeiro, o Estado tem o maior índice de endividamento por alimentos/mantimentos do dia a dia (18%).
Outro dado importante é que 54% dos consumidores de Alagoas estão mais otimistas em relação às finanças pessoais, em comparação com os últimos anos.
Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
5Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT