Economia
Juceal e CRC/AL decidem pela integração de sistemas para combater fraudes fiscais
Interface do registro empresarial no estado, Portal Facilita Alagoas se comunicará com banco de dados do conselho
Representantes da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL) se reuniram nesta terça-feira (16) e decidiram pela integração entre os sistemas das entidades a fim de contribuir no combate à fraude fiscal.
A decisão concretizada em reunião promovida na sede do CRC/AL aconteceu após explanações por parte das entidades sobre situações quanto ao registro de negócios onde são utilizados os nomes e os números do CRC de contadores de forma fraudulenta, como, por exemplo, a abertura de empresas em nome de terceiros.
Em reuniões anteriores entre a própria Juceal, o CRC/AL e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), os detalhes sobre casos e as possibilidades de atuação das entidades foram discutidos e definidos.
“Nós não queremos burocratizar o nosso serviço, queremos apenas oferecer informações fidedignas para que o Ministério Público possa atuar para impedir esse tipo de crime. Temos muito mais a vaidade em ser a Junta Comercial que mais ajuda a evitar fraude fiscal do que ser a primeira do Brasil em termos de abertura de empresas. E essa reunião serve para isso, para integrar os sistemas e a gente ter a informação precisa sobre o número do CRC e o cadastro do contador. É uma atitude para melhorar tanto o nosso sistema quanto a credibilidade da classe de contadores”, frisou o presidente da Juceal, Ricardo Dória.
Além da integração, o ponto de destaque da reunião foi o pedido de reconsideração por parte da Juceal a ser enviado para o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) para tratar da volta da ferramenta Declaração de Responsabilidade do Contador, da qual os contadores utilizavam as suas respectivas contas no Portal Gov.br e assinavam declaração confirmando a responsabilidade pelo processo empresarial. O Drei é o departamento do Governo Federal do qual as Juntas Comerciais estão subordinadas quanto à legislação e que decidiu pela retirada da funcionalidade.
Durante o encontro, o presidente do CRC/AL, José Vieira, exaltou o momento de alinhamento. “Grande satisfação a presença da Juceal hoje aqui. As entidades estavam sempre buscando esse entendimento para que haja esse cruzamento de informações e chegou esse momento para que a gente fidelize tudo discutido aqui. O conselho sempre teve uma relação muito boa com a Junta Comercial e essa relação se tornou algo muito mais próximo e prezamos muito por esse entrosamento. Estamos certo que vamos avançar”, pontuou.
A Juceal é o órgão alagoano de registro empresarial, além de ser a entidade responsável pela administração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Despedida
Médica alagoana morta em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira