Economia

Dia dos Namorados especial para bares e restaurantes

Melhor data para segmento deve ter faturamento 21% maior que no ano passado

Por Sirley Veloso - Colaboradora com Tribuna Independente 11/06/2022 09h17
Dia dos Namorados especial para bares e restaurantes
Simone e Willian costumam sair na data, mas este ano ficarão em casa - Foto: Arquivo Pessoal

Após dois anos de pandemia de Covid-19, este domingo (12), Dia dos Namorados, promete ser especial também para os bares e restaurantes de Maceió, que esperam um faturamento cerca de 21% maior que o do ano passado. A data mais romântica do ano é considerada a de melhor movimento financeiro para os estabelecimentos de alimentação fora do lar.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o dia da semana em que será comemorada a data, um domingo, também contribui para a alta no faturamento, já que os estabelecimentos estimam receber mais clientes durante todo o fim de semana.

Para o presidente da Abrasel Alagoas, Brandão Júnior, a data sempre foi a mais importante para os bares e restaurantes. “Desde o café da manhã até o jantar, a expectativa para o final de semana dos namorados está alta em todo país”.

Um monitoramento realizado pela Abrasel nacional aponta que o faturamento do setor em nível nacional deve ficar em média 30% maior este ano, se comparado a 2021, e 20% em relação ao período anterior à pandemia. O presidente Paulo Solmucci afirmou que a última pesquisa da Abrasel apontou que muitos estabelecimentos não têm conseguido repassar integralmente para o cardápio o aumento de custos. “Cerca de 33% não estão conseguindo reajustar o menu e 45% dos bares e restaurantes fizeram reajustes abaixo da inflação média, o que atrai ainda mais o consumidor”.

EM CASA

Mesmo que vivendo um momento mais tranquilo da pandemia, o número de registro de casos de Covid-19 nos últimos dias e a crise econômica enfrentada pela população brasileira têm motivado muitos casais a comemorarem a data em casa. Este é o caso de Simone Okuda e Willian Okuda, um casal de empreendedores no setor de sobremesas geladas.

Casados há 24 anos, eles costumavam fazer programações, como jantar em restaurantes ou passar a data em uma pousada. Mas Simone disse que, tanto ainda pela pandemia quanto pela crise financeira, foi preciso fazer ajustes na forma de celebrar a data. “A gente sempre saía, mas este ano vamos fazer um jantar em casa mesmo. Assistir um filme. Vai ser bem tranquilo”.

SANTO ANTÔNIO

No Brasil, O Dia dos Namorados é comemorado na véspera do Dia de Santo Antônio (13), considerado “o santo casamenteiro”. Conforme alguns relatos, a fama do Santo deve-se ao fato de que ele ajudava moças humildes a conseguirem um dote, exigência da época, e um enxoval para a realização do sonho do casamento. Santo Antônio de Pádua nasceu no ano de 1.195, em Lisboa, Portugal. Batizado com o nome Fernando, identificou a vocação religiosa ainda jovem. Foi missionário em Marrocos e em grande parte da Itália. Também esteve na França com a missão de converter hereges. Morreu no dia 13 de junho de 1231, aos 36 anos de idade, em Pádua, na Itália. Menos de um ano depois de sua morte, foi reconhecido oficialmente como santo, após a análise de 53 milagres atribuídos a ele.

Procon/AL fiscaliza motéis de Maceió e encontra irregularidades


Tendo em vistas o Dia dos Namorados, o Instituto de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon/AL), realizou esta semana uma fiscalização nos principais motéis de Maceió. Conforme o instituto, o propósito da ação foi salvaguardar os consumidores de possíveis transtornos, já que esses estabelecimentos são muito procurados nesta época, e a alta demanda contribui para o crescimento de problemas para os consumidores.

Segundo o órgão, 30 motéis foram fiscalizados. Durante a ação foram encontradas irregularidades, como produtos vencidos, que foram recolhidos e descartados corretamente, e avarias em embalagens, a exemplo de latas amassadas ou estufadas, com produtos impróprios para o consumo.

Para o diretor-presidente do Procon/AL, Daniel Sampaio, o trabalho de fiscalização nesses locais é primordial. “É feito para deixar os consumidores informados sobre as condições dos serviços oferecidos pelo estabelecimento em questão e, com isso, resguardá-los de possíveis práticas abusivas e má prestação de serviço, frisando sempre o que diz o nosso Código de Defesa do Consumidor”, ressaltou.

Durante a operação, foram averiguadas as condições de higiene do interior dos quartos e da cozinha, além do armazenamento adequado dos alimentos. Os agentes também verificaram se haviam irregularidades relacionadas às tabelas de preços fixadas na entrada do estabelecimento com descrição das suítes e dos serviços oferecidos, se os cardápios apresentavam informações claras e itens relativos à legislação de consumo, como o número do telefone e o endereço do Procon em local visível.

O Procon/AL coloca à disposição da população alagoana canais para denúncias: o telefone 151 e o WhatsApp (82) 98876-8297, além de atendimento presencial, com agendamento prévio, por meio do site agendamento.seplag.al.gov.br .