Economia

'Alagoas tem empreendedores guerreiros'

Em Maceió, Luiza Trajano destaca força do profissional alagoano em lançamento de campanha do Magalu sobre comércio on-line

Por Sirley Veloso com Tribuna Independente 20/05/2022 07h01 - Atualizado em 20/05/2022 14h40
'Alagoas tem empreendedores guerreiros'
Ação começou no sábado com caravanas pela cidade e encerrou nesta quinta com cases de sucesso no Centro de Convenções - Foto: Adailson Calheiros

“Guerreiro”. Essa foi a palavra usada por Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, para definir o empreendedor maceioense e alagoano. A afirmação ocorreu após a empresária mediar diversos relatos de empreendedores que conseguiram administrar e saírem vitoriosos de crises econômicas.

Os cases de sucesso foram expostos durante evento realizado nesta quinta-feira (19), no Centro de Convenções Ruth Cardoso. O encontro foi ponto culminante de uma campanha realizada pelo Magazine Luiza, com o objetivo de ajudar micros, pequenos e médios empreendedores de todo País a entrar para o comércio on-line. Maceió foi a primeira cidade a receber a ação.

“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. Foi assim, cantarolando Prelúdio, canção de Raul Seixas, que Luiza Helena Trajano encerrou o encontro com mais de mil empreendedores maceioenses. Interagindo com o público, ela pediu que o momento fosse definido em algumas palavras. Entre as definições emitidas pelos empreendedores, emoção, aprendizado, coragem, confiança, humildade, responsabilidade e inclusão.

As atividades do projeto em Maceió iniciaram no sábado (14), com a chegada de uma carreta do Magalu. O veículo ficou estacionado na Praia de Pajuçara até terça-feira (17), onde uma equipe do Magazine, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), explicou aos empreendedores como realizar vendas pela internet e também orientou sobre os caminhos para formalização dos negócios.

O evento percorrerá centenas de cidades, tendo como objetivo levar micros, pequenos e médios varejistas para o mundo do comércio eletrônico. O diretor de marketplace do Magalu, Leandro Soares, afirmou que vender pela internet é um caminho sem volta e que todo empreendedor, de qualquer tamanho, pode e deve explorar as oportunidades do e-commerce. “As ferramentas já existem, são acessíveis, muito simples de usar. E o mais importante é que elas ajudam a expandir os negócios”, disse, ele.

Durante cinco dias, três vans do Magalu circularam pela capital alagoana, oferecendo os serviços aos varejistas da cidade.

“Maceió despontou entre as que possuem maior potencial de captação de novos parceiros do país. Por isso, iniciamos o projeto na capital alagoana”, explicou Leandro Soares.
A caravana irá percorrer centenas de municípios brasileiros nos próximos meses. O modelo do evento foi inspirado no antigo formato de campanha eleitoral, quando os candidatos iam de cidade em cidade, realizando comícios para conquistar o voto do eleitor.

“No caso do Magalu, a caravana quer mostrar ao varejista as oportunidades e facilidades da venda online”, afirmou Soares.

Loja recebe nome Magazine Luiza após concurso cultural

Nascida em Franca, interior paulista, Luiza Trajano começou a trabalhar no Magazine Luiza em 1960, com doze anos de idade. Naquela época, a loja chamava-se Cristaleira e pertencia a Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato, tios de Luiza. Após um concurso cultural, realizado na rádio da cidade, o empreendimento passou a se chamar Magazine Luiza, em homenagem à tia.

Enquanto a empreendedora acumulava experiências em várias funções, o Magazine Luiza crescia. Em 1974, a rede já possuía trinta lojas em várias cidades.

Em 1991, Luiza chegou ao cargo de diretora superintendente. Nesta posição, uma de suas primeiras ações foi a criação do e-commerce da empresa.

Em 1992, três anos antes da liberação da internet comercial no Brasil, Luiza lançou a loja virtual do Magazine Luiza. Iniciava-se assim, em computadores offline, o comércio eletrônico da varejista, um dos primeiros e-commerces do Brasil.

Hoje, o comércio eletrônico do Magazine Luiza é um dos maiores do Brasil e da América Latina.