Economia
Programação da ‘Semana do MEI’ oferta oficina sobre ‘Whatsapp para negócios’
A programação da Semana do MEI realizada na Praça Padre Cícero, no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, também traz oportunidades para quem quer ter mais conhecimento e utilizá-lo em seus negócios. Por isso, nessa terça-feira (17), o Sebrae Alagoas realizou naquele espaço a oficina ‘Como Vender pelo Whatsapp’, ministrada pela analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae, Thayná Brito.
Na oficina, a analista trouxe dicas, insights e hacks sobre a ferramenta WhatsApp Business, auxiliando os participantes na configuração da plataforma para o perfil comercial e mostrando as diversas possibilidades de utilização para as vendas. Uma das dicas foi deixar o perfil com o máximo de informações relevantes sobre o negócio como o que a empresa faz, quais os tipos de produtos e serviços são oferecidos e horário de funcionamento.
“No WhatsApp Business, o empreendedor tem diversas possibilidades como criar o perfil comercial, utilizar o catálogo para apresentar produtos, sem a necessidade de enviar diversas fotos para os clientes, além da função de criar respostas rápidas, prontas e automatizadas como mensagens de ausência que salvam o empreendedor no dia a dia”, explicou Thayná.
Outro tópico abordado por Thayná Brito foi a utilização das listas de transmissão, que devem ocorrer sempre com a autorização do cliente. Ela acrescentou outras informações, como:
Use fotos profissionais ou a logomarca da empresa. Evite foto com fundo poluído, com baixa resolução e foto muito informal;
Lembrar de incluir o endereço do negócio, caso tenha ponto físico, a categoria e o segmento da empresa;
Incluir links diretos como loja virtual, site e e-mail;
Evitar spams e mensagens genéricas ao utilizar lista de transmissão. A mensagem deve ser personalizada, mas não robotizada;
Evitar encaminhar vídeo e fotos para o cliente. Envie o catálogo descrevendo bem os produtos;
Utilizar no perfil do WhatsApp o mesmo nome que você usa no Instagram, e-mail e outras redes sociais. Isso elimina ruídos na comunicação.
Uma das participantes da oficina foi a empreendedora Edna Ferreira, que formalizou seu negócio de vestuário e perfumaria no primeiro dia de realização da Semana do MEI e aproveitou para participar da programação de palestras. Ela acompanhou, na segunda-feira (16), a palestra ‘Entenda o E-commerce e como realizar suas entregas’, ministrada pelo consultor de empresa credenciada ao Sebrae Alagoas, Sérgio Fernandes, e nesta terça assistiu à palestra sobre o WhatsApp.
“Minha empresa ainda não tem nem nome fantasia, mas aproveitei aqui o espaço para me formalizar. Essa oficina poderá me ajudar a melhorar o atendimento aos meus clientes e até expandir as vendas. A internet tá aí para isso. Decidi participar para me aperfeiçoar mais e conhecer algumas das novas funcionalidades do WhatsApp, já que sempre muda algo”, afirma Edna Ferreira.
Programação
A programação seguirá nesta quarta-feira (18), a partir das 16h, com as palestras ‘Marketing Digital para o MEI’ e ‘Vantagens da Formalização’. Esta última também será realizada na quinta (19), após a Oficina de Canvas e, na sexta (20), após a Palestra Finanças do MEI, sempre às 16h. A Praça Padre Cícero também receberá uma programação cultural sempre às 19h, com apresentações de coco de roda, capoeira e fitdance.
Os visitantes também podem conhecer diversas micro e pequenas empresas da região na Feira de Exposição da Semana do MEI com a exposição de diversos negócios de segmentos empresariais encontrados no bairro, sobretudo com negócios de moda, movelaria, beleza, gastronomia e artesanato.
O evento ainda traz, até a próxima sexta, orientação sobre temas como gestão empresarial nas áreas de finanças, planejamento, marketing, vendas e marketing digital, bem como oferta atendimento para o MEI com serviços de formalização, alteração, baixa, declaração, boletos e parcelamento, além de informações sobre acesso a crédito com instituições parceiras.
A Semana do MEI é uma realização do Sebrae Alagoas com o apoio da Prefeitura de Maceió, Prefeitura Comunitária do Benedito Bentes, Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve-AL), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Sala do Empreendedor.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
3Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Sucesso da Netflix
Terra Indomável é baseada em história real? Entenda o que é verdade e o que é ficção