Economia
Sebrae leva serviços às micro e pequenas empresas do Graciliano Ramos e Eustáquio Gomes
São oferecidos serviços como orientação sobre gestão, pagamento de DAS, tira dúvidas, formalização, abertura e baixa de empresas
No Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado nesta terça-feira (05), o Sebrae Alagoas inicia uma série de ações para celebrar a data e fortalecer ainda mais o empreendedor alagoano. Em Maceió, no bairro do Graciliano Ramos, o Sebrae oferece serviços de orientação sobre gestão, pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), tira dúvidas, formalização, abertura e baixa de empresas na Praça Central do conjunto, das 9h às 17h. A tenda ficará instalada até hoje, quarta-feira (06). O Sebrae ainda irá disponibilizar um consultor visitando 60 empresas no bairro inteiro.
O Conjunto Graciliano Ramos coleciona centenas de histórias de micro e pequenas empresas de sucesso e que representam bem a força do empreendedor alagoano. Uma delas foi contada por João Carlos, da ‘Will&Cakes’ (@willicakes), que abriu a empresa com a esposa Williana Bernardo, em 2015, fazendo bolos para festas e casamentos. “Fazíamos apenas para amigos. Em 2017, ao observar o crescimento do negócio, abrimos uma loja física aqui, por ser um bairro muito forte para esse tipo de comércio”, afirma João Carlos.
Dividindo a rotina de empreendedores com a de papais, visto que eles ainda cuidam da pequena Pérola, de apenas 15 dias, o casal conta com o apoio do Sebrae para profissionalizar ainda mais o negócio. Eles já participaram de cursos como o de Atendimento ao Cliente e Manipulação de Alimentos. Foi através do Sebrae que eles também foram convidados para a já tradicional Feira Gastronômica do Graciliano Ramos.
“Em 2018, o Sebrae pegou nas nossas mãos e indicou um caminho. Antes disso, nós éramos amigos que faziam bolos para as pessoas, depois, viramos uma empresa e até já ganhamos prêmios como o de melhor doceria de Alagoas. Em 2019, participamos da Feira Gastronômica do Graciliano Ramos e saímos vencedores do concurso de gastronomia”, destaca o empreendedor.
Por meio das capacitações, o casal teve forças para adaptar a empresa na pandemia e passou a ofertar o serviço de delivery. “A Pandemia nos ensinou também. Antes, não trabalhávamos com delivery. Pedimos ajuda ao Sebrae e eles nos deram toda a instrução, nos mostraram por onde ir”, lembra.
Importância da formalização
Outro caso de sucesso bem conhecido no bairro é o ‘Da Terra Tapiocas’ (@82daterratapiocas), liderado pela empreendedora Jaqueline França. Assumindo a empresa criada pelos pais, em 2004, Jaqueline formalizou o negócio em 2011, iniciando a busca por conhecimento e acesso às capacitações e consultorias do Sebrae. Após a formalização, a empresa recebeu várias consultorias, entre elas as de elaboração de fichas técnicas para o segmento de alimentação, comunicação visual e boas práticas em serviços de alimentação.
“Surgimos por uma necessidade, assim como a maioria dos pequenos negócios. Comecei a trabalhar com os meus pais, de maneira informal, mas o Sebrae bateu na nossa porta e ofereceu-nos ajudar de forma gratuita. O Sebrae foi um divisor de águas na minha empresa. O maior problema nosso foi não ter procurado o Sebrae antes. O trabalho que eles fazem vai bem além de uma consultoria”, enfatiza Jaqueline.
A formalização também possibilitou à empresa a participação em vários eventos como a Feira Gastronômica do Graciliano Ramos, Expoagro, Encontro de Negócios Digitais, de negócios online e o Webinar Gestão Comercial, ajudando a empresária a lidar com a pandemia sem precisar demitir ninguém e inserir a empresa no mundo digital.
“No início da pandemia, as coisas não foram fáceis, mas o Sebrae nos apoiou com mentorias e consultorias, a maioria gratuita. Esse apoio serviu como um ponto de esperança para nós. Além de nos ajudar naquele momento, o Sebrae nos deu esperança e o aconchego que estávamos precisando”, destacou.
Na tenda do Sebrae também estava Rafael de Oliveira, da ‘Bolos e Tentações’ (@bolos.tentacoes). Ele também falou sobre a importância da formalização e busca por capacitações mesmo em um negócio familiar. A empresa já recebeu consultorias de gestão financeira, comunicação visual e planejamento de vendas.
“A empresa começou com minha mãe, passou para minha irmã e agora eu também estou junto. A relação da empresa com o Sebrae teve início com a minha mãe, que sempre procurou o Sebrae e sempre buscou andar na legalidade e com o suporte que o Sebrae nos dá. Sofremos com a pandemia, mas sempre buscamos fazer o que dava para manter a empresa de pé. Só temos a agradecer ao Sebrae. Que eles permaneçam com a gente e nos dê o apoio que a gente precisa”, finaliza.
O Analista da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae Alagoas, Carl Broad, ressalta que na próxima quinta e sexta-feira, será a vez do Conjunto Eustáquio Gomes. Ele ainda enfatizou a importância da oferta de serviços para celebrar o dia das MPE no bairro da Cidade Universitária.
“Para nós, é um dia maravilhoso que também representa parte do progresso do trabalho que o Sebrae faz para o desenvolvimento das nossas pequenas empresas. É uma comemoração justa. Escolhemos fazer essa ação aqui na Cidade Universitária porque temos uma densidade econômica fabulosa, com empresas de diversos segmentos”, pontua.
Para Carl, a oferta desses serviços de forma presencial coroa de vez a volta do Sebrae com as ações presenciais em bairros da capital. “Esse trabalho também nos ajuda a sair da zona de conforto. Aqui, estamos diretamente ligados com esse corpo a corpo. Acho isso fantástico, me identifico demais. Já estava sentindo falta dessa proximidade. A pandemia ajudou a alavancar essa facilidade do mundo digital, mas esse contato pessoal não se compara. Com certeza, iremos levar ações assim para outros bairros de Maceió”, finaliza.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2Copa Alagoas
Com patrocínio do Instituto Idesne, jogador Walter assina com o Guarany Alagoano por 3 meses
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Mistério
Duas mulheres são encontradas mortas em apartamento na Cambona
-
5Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?