Economia

Bovespa tem leve oscilação de olho situação fiscal; Embraer dispara

Cautela com a situação fiscal ainda pressionava os negócios

Por G1 21/12/2017 16h57
Bovespa tem leve oscilação de olho situação fiscal; Embraer dispara
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da bolsa paulista subia nesta quinta-feira (21), puxada pela alta dos papéis da Embraer, que dispararam após o jornal norte-americano "Wall Street Journal" noticiar que a empresa negociava sua aquisição pela Boeing.

Às 16h30, o Ibovespa subia 2%, a 74.839 pontos.

Mais cedo, as ações da Petrobras estavam entre as principais influências positivas, após a empresa apresentar seu plano de negócios, enquanto a cautela com a situação fiscal ainda pressionava os negócios.

Sem um noticiário mais contundente que guie o rumo dos negócios e com a proximidade do fim de ano e consequente diminuição da liquidez, o mercado aguarda ainda alguma volatilidade ao longo da sessão e nos próximos dias.

"Desde o anúncio de adiamento da votação da reforma da Previdência, os mercados de risco mostram volatilidade, sem encontrar direção mais consistente", escreveu o economista-chefe da corretora Modalmais, Alvaro Bandeira.

Localmente, o tom de cautela ainda persiste devido aos receios sobre um possível rebaixamento na nota de crédito do Brasil por parte das agências de classificação de risco, devido à situação fiscal do país.

Por outro lado, dados econômicos seguem indicando um cenário mais benigno para uma recuperação da economia. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) fechou este ano com alta acumulada de 2,94 por cento, patamar mais baixo desde 1998. A prévia da inflação oficial do país indicou que os preços devem encerrar 2017 abaixo do piso da meta do governo, garantindo espaço para o Banco Central continuar com o corte dos juros.