Economia

Bovespa sobe nesta segunda, acompanhando cenário exterior

Ações ligadas a commodities, como Vale e Petrobras, estão entre os destaques de alta

Por Reuters 18/12/2017 16h56
Bovespa sobe nesta segunda, acompanhando cenário exterior
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da bolsa paulista operando azul nesta segunda-feira (18), amparado no humor mais favorável a ativos de risco no exterior e tendo ações ligadas a commodities, como Vale e Petrobras, entre os destaques de alta.

Às 15h37, o Ibovespa subia 0,97%, aos 73.312 pontos.

Perto do mesmo horário, a Vale avançava, em sessão de fortes ganhos para os contratos futuros do minério de ferro na China, que subiram 7,1% na bolsa de Dalian.

A Petrobras também subia, após a empresa assinar acordos com a Statoil, incluindo a venda de 25% de sua participação no campo de Roncador. Segundo analistas da Guide Investimentos, as parcerias são positivas pois permitem mitigação de riscos, desoneração de investimentos futuros, e fortalecimento da governança. A sessão é marcada ainda por ganhos para os preços do petróleo no mercado internacional.

Cenário externo

No exterior, a expectativa é pela aprovação da reforma tributária nos Estados Unidos, com a votação no Senado prevista para terça-feira e sanção do presidente Donald Trump até o fim da semana.

"A perspectiva de um acordo entre as duas Casas do Congresso americano... anima aos investidores", escreveram os analistas da corretora Guide Investimentos, acrescentando que este é o pano de fundo para a busca por ativos com mais risco.

No Brasil

No cenário local, o adiamento da reforma da Previdência para o próximo ano abriu espaço para que o noticiário econômico volte a ter destaque entre os agentes de mercado.

Nesta manhã, o Banco Central divulgou que a atividade econômica brasileira iniciou o quarto trimestre com resultado muito melhor do que o esperado ao crescer pelo segundo mês seguido em outubro. A alta do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) foi de 0,29% em outubro na comparação com o mês anterior, superando a estimativa de economistas em pesquisa Reuters, de queda de 0,15%.